Cetem e IEN se mantêm na UFRJ

Órgãos permanecem na Cidade Universitária até 2043

A UFRJ celebrou, neste mês, a formalização dos contratos de cessão de uso oneroso nº 203 e 204 com o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) e o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), respectivamente. A assinatura dos termos de cessão de uso estabelece que as instalações físicas dos órgãos sejam mantidas na Cidade Universitária, com vigência até 2043.

A nova colaboração firmada com o IEN inclui avanços na interação científica para além das obrigações financeiras legais, como a concessão de bolsas de estudo e a permissão para a UFRJ utilizar laboratórios e instalações do instituto. O contrato está disponível para consulta e prevê também uma receita anual de R$ 1.021.976,68. Ele marca a continuação da parceria entre a UFRJ e o IEN, originada em 1962, com convênio firmado entre a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a então Universidade do Brasil.

Com o Cetem, o novo contrato, também disponível para consulta, prevê uma receita anual de R$ 407.612,27 e contará com a oferta de aulas, cursos e programas de pós-graduação a professores, alunos e pesquisadores da UFRJ, além de programas de bolsas de estudo – como Pibic, Pibit e o Programa de Estágio de Nível Superior. O acordo também prevê que a UFRJ utilize auditórios, laboratórios e equipamentos do Cetem. O centro teve origem em 1972, a partir de um convênio estabelecido entre a UFRJ e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) que abrangia a cessão de uso de área específica da Cidade Universitária.

Sob supervisão do jornalista Victor França
Com informações da PR6.