Cultura Pelo Campus

CAp UFRJ promoverá festival literário e artístico neste sábado

Evento terá atividades sobre saberes ancestrais

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ) apresentará, amanhã, 16/9, performances artístico-literárias no festival CAp Literário, que busca promover a leitura e a escrita. Nesta edição, o tema é Futuro Ancestral, inspirado no livro de mesmo nome do escritor e pensador indígena Ailton Krenak. A ideia é reconectar as pessoas aos saberes do passado para criarem um futuro melhor. O evento será aberto a todos e acontecerá das 8h às 14h na sede do Colégio, que fica na Lagoa.

As atividades serão desenvolvidas pelos alunos do ensino fundamental II e ensino médio, com o apoio de professores e discentes de licenciatura da UFRJ. Nesse sentido, o objetivo do festival é, segundo a professora Cristiane Madanêlo, envolver os alunos na construção do evento e também “afetar as famílias (nessa acepção mesmo de afeto, de levar com carinho) quanto ao trabalho que a gente faz na escola de incentivo à leitura e influenciá-las para que conheçam autores e obras”.

A programação contará com exposições, leituras dramáticas, exibição de curtas-metragens e espaços imersivos. A abertura do festival acontecerá no pátio do colégio com a performance “Eu sou um mas não sou só!”, que será realizada pela equipe pedagógica. Ao longo do dia, os visitantes poderão aproveitar as apresentações culturais da Roda de Coco com o grupo Zanzar e da Escola de Samba Mirim Aprendizes do Salgueiro. Além disso, o evento terá uma mesa-redonda com escritores “ex-capianos” e contará com uma banca de livros de literatura.

Saiba mais sobre o evento no Instagram do CAp Literário. A sede do  CAp UFRJ está localizada na Rua José Joaquim Seabra, sem número – Lagoa.

*Sob supervisão da jornalista Vanessa Almeida