Categorias
Institucional

UFRJ tem oito trabalhos reconhecidos pelo Prêmio Capes de Tese 2023

Foram dois trabalhos agraciados e seis menções honrosas

Em resultado preliminar divulgado na última segunda-feira (14/8), a UFRJ aparece com oito trabalhos reconhecidos no Prêmio Capes de Tese 2023. Anualmente, a premiação promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) indica os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos nos cursos de pós-graduação brasileiros.

Desde sua primeira edição, em 2005, o prêmio avalia as teses seguindo critérios de originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. Buscando aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da Capes, a premiação abrange todas as áreas de conhecimento e cursos de pós-graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Entre os trabalhos agraciados, estão projetos nas áreas de Engenharias ll; Sociologia; Arquitetura, Urbanismo e Design; Biodiversidade; Ciências Biológicas ll; Direito; Filosofia; e Nutrição.

Confira os trabalhos premiados:

Trabalhos ganhadores:

Supersonic Separator – design and applications in the natural gas and aerospace industries

Stefano Ferrari Internghi

O trabalho realizado no campo da Engenharia aborda o tema de separadores supersônicos e as aplicações em gás natural e indústrias aeroespaciais.

 “(…) esta tese se baseia no desenvolvimento bem-sucedido de um novo modelo termodinâmico que deu origem a uma nova Unit Operation Extension para HYSYS; a saber o SSRG-UOE. SSRG-UOE é um modelo termodinamicamente rigoroso do separador supersônico de geometria rígida (…),” Internghi, 2022.

Cuidar até a morte: o processo de morrer em um serviço de assistência domiciliar paliativa do SUS

Lucas Faial Soneghet

A tese de Sociologia aborda o processo de cuidado domiciliar oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a pacientes em processo de falecimento. O autor explora os cuidados possíveis oferecidos nestas condições como área de pesquisa para esse e outros projetos.

“O projeto visa investigar a organização e os sentidos do trabalho de cuidado em suas várias formas, especificamente em situações de adoecimento crônico-degenerativo,” Lucas Faial.

Menções Honrosas:

Linguagem e corpos no discurso do ‘Slam das Minas’: ambiências de resistência e ressignificação espacial por meio de mulheres nas batalhas de poesia urbana

Mariana Valicente Moreira

O trabalho na área de Arquitetura, Urbanismo e Design debate o conceito de ressignificar lugares e espaços a partir da cultura, com foco na participação feminina nesse processo.

“Esta pesquisa pretende, portanto, enfocar na discussão do Direito à Cidade sob perspectiva de gênero, analisando a relação entre o corpo e o espaço público,” Moreira, 2022.

Nature-based solutions for climate change adaptation: from global to local scale analysis

Stella Manes da Silva Moreira

Estruturada no campo da Biodiversidade, a tese aponta soluções naturais para adaptação à mudança climática, observando as escalas global e local.

“O objetivo da tese consiste em prover evidências da efetividade das soluções baseadas na natureza como estratégia de adaptação climática capaz de resguardar os serviços ecossistêmicos frente às mudanças climáticas,” Moreira, 2022.

Barreira hematoencefálica como alvo das disfunções induzidas pelo alcoolismo materno: impacto para o controle epigenético no desenvolvimento neurovascular 

Michele da Silva Siqueira

O projeto no ramo das Ciências Biológicas aborda as consequências da ingestão de álcool durante a gestação. No trabalho, a autora explora suas principais áreas de atuação: angiogênese no sistema nervoso central, interações neurovasculares e exposição a etanol no desenvolvimento.

O governo invisível e a democracia dependente: ações de inteligência dos EUA e o Brasil

Vicente Arruda Câmara Rodrigues

A tese no campo do Direito aborda as relações Brasil x Estados Unidos partindo das observações das ações governamentais estadunidenses.

“Aborda o tensionamento entre a democracia brasileira contemporânea e as ações de inteligência dos Estados Unidos da América,” Vicente Arruda.

Narra-te a ti mesmo: autoconhecimento como a narrativa da alma no Fedro, de Platão

Felipe Ayres de Andrade

O trabalho parte da perspectiva de Platão para observar os processos de autoconhecimento e narração de si vivenciados pelas pessoas. 

“Nesta tese, defendo que o autoconhecimento consiste em uma instrumentalização do conhecimento sobre a alma, que permite que o autoconhecedor se reconheça como uma alma encarnada e aplique a si mesmo os conhecimentos adquiridos sobre a alma, de maneira a viver melhor,” Andrade, 2022.

Novas curvas de ganho de peso gestacional para mulheres brasileiras

Thais Rangel Bousquet Carrilho

A tese feita no campo da Nutrição lança um novo olhar sobre o ganho de peso do período gestacional. A nutricionista é especialista no tema gestação, e possui outras publicações dentro do tema abordado na tese.

*Sob supervisão do jornalista do Victor França.