Institucional

UFRJ é a melhor universidade federal do Brasil em ranking de transparência em recursos públicos

De acordo com o Tesouro Nacional, a UFRJ teve melhora no desempenho e entrou para o top 10 do Governo Federal

A UFRJ foi classificada como a universidade federal mais bem avaliada na edição de 2022 do ranking de desempenho da transparência em recursos públicos, com 7,257 pontos. A conclusão é do Relatório Foco em Custos (RFC), elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional. O documento apresenta uma visão geral dos custos do Governo Federal.

A Universidade melhorou sua performance: no estudo anterior, a instituição somou 6,373 pontos de 10. “Nossa liderança no ranking é resultado de uma gestão administrativa exemplar e focada na eficiência. A otimização de processos, alocação criteriosa de recursos e transparência na execução orçamentária foram os pilares que impulsionaram nosso desempenho”, afirma Elias Martins, contador-geral da Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR-3/UFRJ).

“A sociedade brasileira pode constatar, a partir desse resultado, a capacidade da UFRJ de gerir eficientemente seus recursos, demonstrando responsabilidade fiscal e transparência na administração pública. A liderança da nossa Universidade reflete um compromisso sólido com a eficiência administrativa, o que contribui para o melhor aproveitamento dos investimentos em educação, pesquisa e serviços. Isso evidencia uma instituição comprometida em atender às necessidades da sociedade de forma eficaz e responsável”, complementa.

Quatro quesitos compõem a nota no ranking:

• regularidade (dois pontos). O critério é calculado pela existência ou não de registro mensal para certos insumos, relacionados aos custos de operação e manutenção, com consumo recorrente no ano;
  • dispersão (um ponto). Ela é avaliada pela média ponderada dos coeficientes de variação dos insumos selecionados na categoria regularidade;
  • personalização (cinco pontos). O quesito é observado pelo detalhamento dos centros de custos estruturados sistematicamente;
  • economicidade (dois pontos). O critério é dedicado à estimativa da tendência linear de determinados insumos, conforme sua evolução ao longo do ano.

Ainda segundo Martins, a UFRJ continuará em busca de aperfeiçoamento no ranking. “A Contadoria/PR-3 identifica oportunidades de aprimoramento para a UFRJ nos próximos relatórios do Tesouro Nacional, especialmente na implementação de medidas que fortaleçam ainda mais a eficiência na gestão administrativa e otimização de recursos. A contínua transparência e o refinamento dos processos internos podem contribuir para a obtenção de resultados ainda mais destacados, solidificando a liderança da Universidade no cenário nacional”, salienta o contador-geral.

De acordo com o Tesouro Nacional, os indicadores mensuram a qualidade da informação de custos e não avaliam em que medida ela auxilia os processos de tomada de decisões nas instituições. Além disso, não tratam da situação em que o órgão tenha desenvolvido seu modelo de custos utilizando ferramentas próprias, ao invés daquelas disponíveis no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi).

“O Relatório faz parte do esforço do Tesouro Nacional de oferecer à sociedade instrumentos de transparência acerca do uso dos recursos públicos, bem como fomentar entre os gestores governamentais o uso da informação de custos de forma alinhada às melhores práticas de governança pública. A publicação apresenta uma visão geral dos custos do Governo Federal, bem como rankings de desempenho sobre a qualidade da informação de custos, com o objetivo de fomentar a gestão de custos pelos órgãos públicos”, afirma o Tesouro Nacional.

Entre as instituições federais de ensino superior, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Já no cenário que engloba todas as entidades do Governo Federal, a UFRJ figurou na décima posição, à frente da Indústria de Material Bélico (Imbel), que ficou em 11º lugar, e do Comando da Marinha, em 12º. O Comando da Aeronáutica lidera o ranking nacional. Acesse o RFC na íntegra.