Nossa Gente

Professora da UFRJ é representante do Brasil no Brics Young Scientists Forum

Natália Mota é professora do Instituto de Psiquiatria

A professora do Instituto de Psiquiatria (Ipub) Natália Mota foi indicada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e escolhida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) como representante do Brasil no Brics Young Scientists Forum (YSF) 2023. O encontro, cujo objetivo é reunir e motivar jovens cientistas dos países do bloco, acontece entre 31/7 e 3/8 na África do Sul.

“Essa conquista é a resposta de muitos anos de investimento em políticas públicas e ciência que promovem acesso à pesquisa de qualidade no Brasil. Levo comigo trabalho de tantas e tantos brasileiros dedicados a pensar em soluções para nossos problemas que sejam baseadas em evidências geradas nos nossos cenários”, afirma Natália.

Sobre a docente

Pioneira no campo da psiquiatria computacional e conhecida internacionalmente nesse setor, foi selecionada para a área de “The Future of Education, Mindset and Skillset”. Seu trabalho inclui criar algoritmos para análise do discurso direcionado a estratégias de rastreio de sinais de sofrimento mental. Além disso, é responsável pelo projeto que consegue diminuir o tempo necessário para o diagnóstico via software, buscando antecipar o tratamento.

Natália Mota é cofundadora de uma edtech. Nela, atua desenvolvendo soluções baseadas em neurociência computacional aliadas a currículos multidimensionais para o cotidiano escolar. Durante sua participação no Brics YSF 2023, a professora busca expôr os avanços da área na última década.

“Esta é minha primeira vez participando de um fórum de um bloco econômico. Então acredito que seja um evento misto e espero conhecer pessoas não apenas do setor da ciência, mas também de lideranças diversas, ter acesso a debates… Estou bem motivada pra entender o que vai acontecer por lá!”, disse Natália.

Com informações do portal Techenet