Pelo Campus

Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro comemora 175 anos

De 14 a 18/8 a EM promove evento que homenageia a história do ensino da música no Brasil.

Em 2023 a Escola de Música (EM/UFRJ) completa 175 anos de atividades. A instituição, que há mais de um século se destaca como centro de excelência na formação de músicos, compositores, cantores e educadores musicais, comemora a data com uma extensa programação. Entre 14 e 18/8, será realizada a Semana de Aniversário da Escola de Música da UFRJ.

O evento é um tributo à trajetória de excelência da instituição e inclui recitais, concertos, palestras, exposições e atividades culturais que destacam não apenas o passado, mas também o presente e futuro da música. O Salão Leopoldo Miguez, com sua renomada acústica, será palco de performances emocionantes, celebrando conquistas da EM e homenageando músicos, professores e alunos que contribuíram para sua história.

A história da EM UFRJ

Desde sua inauguração em 1848, como Imperial Conservatório de Música, a instituição surgiu a fim de acompanhar as mudanças sociais, políticas e culturais do país. Com a missão de formar artistas para orquestras e coros na cidade do Rio de Janeiro, teve como primeira sede o Museu Imperial, mas em 1872 ganhou um edifício próprio. Ao longo dos anos, o Conservatório se expandiu, sendo integrado à Academia de Belas Artes e evoluindo para o Instituto Nacional de Música, fato que contribuiu  significativamente para o desenvolvimento musical brasileiro nos períodos imperial e republicano.

No século XX, a instituição passou por várias mudanças, incluindo a incorporação à Universidade do Brasil, posteriormente transformada em Universidade Federal do Rio de Janeiro. A Escola de Música marcou essa jornada e testemunhou o surgimento do Programa de Pós-Graduação em Música, bem como a renovação curricular e modernização de suas instalações. Nos últimos anos, a instituição presenciou o crescimento de um corpo docente diverso e a promoção de atividades acadêmicas, científicas e culturais que enriquecem a vida musical do Brasil.

Atualmente, a Escola de Música da UFRJ oferece cursos de bacharelado e licenciatura em Música. O curso de bacharelado permite aos alunos escolher entre várias habilitações de acordo com seu interesse, o que inclui instrumentos de cordas, sopro, teclado, percussão, canto, regência e composição. O curso busca fornecer formação completa e rigorosa em música, preparando os estudantes para se tornarem músicos altamente qualificados em sua especialidade. Por meio de aulas práticas, teóricas e de performances, os alunos desenvolvem habilidades técnicas e artísticas, aprofundando seu conhecimento musical.

A Escola de Música da UFRJ fica localizada na Rua do Passeio, 98 – Centro, Rio de Janeiro/RJ. Para conferir a programação completa da Semana de Aniversário da Escola de Música , clique aqui.

Sob supervisão de Vanessa Almeida.