UFRJ lança vídeo institucional

Produzido pela Superintendência-Geral de Comunicação Social, material conta com arranjo musical exclusivo do grupo Sôdade Brasilis, da Escola de Música da UFRJ

Sob a malemolência de um chorinho bem carioca e muito original, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou nesta quarta-feira, 7/6, Dia da Liberdade de Imprensa, seu novo vídeo institucional, que tem pouco mais de quatro minutos. O material foi exibido em primeira mão no encerramento da 12ª Semana de Integração Acadêmica (Siac), da UFRJ, na sexta-feira, 2/6. Assista:

Produzido pela Superintendência-Geral de Comunicação Social (SGCOM), o vídeo conta com arranjo, gravação e performance artística do grupo Sôdade Brasilis, da Escola de Música da UFRJ, interpretando a obra O Bom Filho à Casa Torna, de Bonfíglio de Oliveira (1894-1940).

Grupo Sôdade Brasilis, da Escola de Música da UFRJ, gravou performance exclusiva para o vídeo institucional da Universidade | Foto: Reprodução

“O vídeo traz dados e números importantes da UFRJ, demonstrando que nossa instituição tem estrutura similar à de uma cidade de médio porte. Em meio à desinformação que tomou conta do nosso tempo, inclusive acerca da própria UFRJ, a Universidade se posiciona sobre seu papel estratégico de comunicação. Para que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária, nossa instituição oferece ensino, pesquisa e extensão de ponta, confirmando que somos uma universidade diferenciada dentro e fora do Brasil. E a comunicação faz parte desse processo”, pontua Sergio Duque Estrada, que coordena a SGCOM.

A pesquisa desenvolvida pela maior universidade federal do país ganhou destaque no vídeo institucional | Foto: Reprodução

A UFRJ tem 1.456 laboratórios de pesquisa, quatro campi, nove unidades hospitalares e de saúde, 43 bibliotecas, 15 edificações tombadas, 19 entes museais, 176 cursos de graduação. – e oferta mais de nove mil vagas em cursos de graduação todo ano pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que considera as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também possui 315 cursos de especialização lato sensu e 132 programas de pós-graduação (mestrado e doutorado). Esses são alguns dos números trazidos pelo material.

Dirigido por Raphael Pizzino e Zhai Sichen, o vídeo institucional conta com imagens de drone em diversas unidades da UFRJ e retrata também o dia a dia da maior universidade federal do Brasil, sob tecnologia 4K, também chamada de ultra definição.

Um dos destaques do vídeo é o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, o maior do estado do Rio de Janeiro em volume de consultas | Foto: Reprodução

“A ideia de criar um vídeo institucional nasceu do desejo de disponibilizar ao corpo social da instituição e à sociedade em geral um conteúdo singular que pudesse tanto apresentar a UFRJ pelos seus valores, missão e principais atividades quanto trabalhar o sentimento de pertencimento de todas as pessoas que, de alguma forma, fizeram ou fazem parte da nossa história”, conta Pizzino.

“Esperamos que esse vídeo possa servir como uma referência no imaginário de todos os que tiverem acesso a ele, o que evidencia a necessidade de potencializarmos a sua divulgação para o público mais amplo possível. Optamos por ter música e performance especialmente produzidas para o material pelo grupo Sôdade Brasilis, da Escola de Música da UFRJ, operando como um fio condutor da narrativa, ritmando e dialogando com as imagens circulantes que captamos ao longo de dois anos, o que contribuiu para resultar em um vídeo identificado com a cidade do Rio de Janeiro. Buscamos, por fim, difundir a nossa produção acadêmica, científica e artística, contribuindo para a valorização da universidade pública, gratuita, laica, de qualidade e plural”, conclui.

Direção: Raphael Czamanski Pizzino e Zhai Sichen

Edição: Leonardo Bitencourt

Produção: Vitor Simão, Raphael Pizzino e Zhai Sichen

Som: Caio Cesar Loures