Febre maculosa sob monitoramento

Needier está atento aos casos no Rio de Janeiro e recomenda medidas profiláticas em nota técnica

O Núcleo de Enfrentamento e Estudos de Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (Needier) emitiu uma nota técnica na última sexta-feira, 16/6, em decorrência da confirmação de sete casos e quatro óbitos por febre maculosa no município de Campinas. No documento, há alertas para a relevância das medidas profiláticas e procedimentos em caso de exposição. As pessoas que apresentem quadro febril e tenham visitado áreas com risco potencial de exposição a carrapatos devem se dirigir ao Needier para avaliação clínica, investigação diagnóstica e orientações pertinentes.

No estado do Rio de Janeiro, os casos mais recentes da doença – seis assinalados e um óbito – foram registrados em 2023, de acordo com a última atualização disponibilizada pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). A febre maculosa é uma infecção pela bactéria Rickettsia rickettsii, que pode ser transmitida por picadas de carrapatos do gênero Amblyomma, conhecidos popularmente como carrapato-estrela, micuim, carrapato-do-cavalo, entre outros. A exposição dos humanos ao carrapato envolve principalmente atividades ocupacionais e recreativas em áreas rurais, onde animais como cavalos e capivaras podem servir de hospedeiros para as populações de Amblyomma. Entretanto, a transmissão também pode ocorrer por exposição domiciliar mediada por cães e gatos infestados.

O tempo decorrido entre a infecção e o aparecimento de sintomas da febre maculosa varia de dois a quatorze dias. As manifestações iniciais geralmente são leves e inespecíficas (febre, mal-estar, dor de cabeça, dores no corpo), além de facilmente confundíveis com outras doenças febris agudas (como dengue, zika, chikungunya, gripe, covid-19, entre outras). Contudo, pode ocorrer rápida progressão para formas graves (falência dos rins, falência respiratória, sangramentos anormais). As manchas na pele (exantema) geralmente só aparecem entre o terceiro e quinto dia da doença, como pequenas pintas ou semelhantes a picadas de mosquito, atingindo palma das mãos e plantas dos pés e progredindo para tronco e face. A ausência de manchas não deve afastar o diagnóstico. A febre maculosa tem tratamento antimicrobiano específico (doxiciclina), mas é crucial que o antibiótico seja introduzido logo no início dos sintomas.

Para evitar a contaminação, é recomendável evitar a exposição ao carrapato. Para indivíduos residentes ou visitantes de áreas infestadas por esses insetos, recomenda-se o uso de vestimentas apropriadas para a proteção, como roupas de cores claras (para facilitar a identificação dos carrapatos), camisas de manga comprida, calças compridas, macacões, meias e botas de cano alto.

O Needier também recebe encaminhamento de casos suspeitos externos à UFRJ. O núcleo está localizado no Polo de Biotecnologia (Av. Carlos Chagas Filho, 791, Cidade Universitária, Rio de Janeiro/RJ). O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. O contato prévio com a equipe do Needier pode ser realizado pelo WhatsApp (21) 96845-8188 ou pelo e-mail consulta@needier.ufrj.br.

Leia a nota técnica na íntegra.