Pelo Campus Tecnologias

Cenabio completa 10 anos celebrando conquista dos servidores

Adalberto Vieyra, diretor e professor emérito do IBqM, ministrou aula sobre o trabalho do centro durante a pandemia

O Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (Cenabio) comemorou, em 14/10, dez anos de sua inauguração. Para marcar a data, o centro realizou uma série de palestras para relembrar sua história e destacar descobertas, além de vislumbrar  desafios para os próximos anos.

Durante a abertura do evento, estiveram presentes a ex-reitora, Denise de Carvalho; o decano do Centro de Ciências da Saúde, Luiz Eurico Nasciutti; o diretor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Robson Coutinho; e o diretor do Cenabio, Adalberto Vieyra.

“Hoje o Cenabio representa, tanto para o CCS quanto para a UFRJ, uma estrutura que muito nos orgulha, que produz ciência, ensino e extensão com muita excelência. Acho que nós precisamos mostrar mais para a população o que fazemos aqui”, afirmou Nasciutti.

Trinta e dois servidores e pesquisadores do Cenabio posam para foto

Também compareceram à solenidade os fundadores do Cenabio: os professores Wanderley de Souza, Antônio Carlos Campos de Carvalho (ambos do IBCCF) e Jerson Lima (do Instituto de Bioquímica Médica – IBqM). Eles contaram um pouco da história do órgão, criado com a finalidade de centralizar o uso de grandes equipamentos na UFRJ, e fizeram considerações sobre o futuro dos trabalhos.

“Até o final dos anos 1990, havia pouquíssimos projetos no Brasil que fossem colaborativos. Mas isso foi mudando aos poucos, com a criação de algumas iniciativas tanto no país quando na UFRJ, o que culminou na criação do nosso centro”, contou Lima.

O evento também homenageou atual diretor do Cenabio, Adalberto Vieyra, considerado um dos grandes mentores da construção do espaço. O professor emérito também realizou palestra narrando a importância do centro durante a pandemia da covid-19 no Brasil.

O Cenabio

Hoje o Cenabio é formado por três unidades principais: Biologia Estrutural, Imageamento de Pequenos Animais e Microscopia Avançada, atendendo pesquisadores brasileiros e internacionais. A iniciativa é responsável por uma série de projetos científicos que desenvolvem pesquisas em estruturas celulares in vitro de diversas origens e estudos comportamentais em animais, inclusive com análises de estruturas para as espécies de pequeno porte.

Fotografia mostra um pesquisador de costas mexendo no computador. Ao fundo, uma escada leva para o topo de um espectômetro, uma grande máquina cilíndrica.
Cenabio é referência para pesquisadores no Brasil e no mundo | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

O setor conta com aparelhos de ressonância magnética, ultrassonografia, pet-CT, tomografias, citometrias, além de um biotério de experimentação. Está prevista para o final do ano a inauguração de uma moderna estrutura de criomicroscopia, uma técnica avançada que permite o estudo de moléculas dentro de uma célula intacta em estado de congelamento.

Veja todas as mesas do evento no canal do Cenabio no Youtube.