Categorias
Institucional

UFRJ abre mais de mil vagas para cursos de graduação a distância

Inscrições terminam no domingo, 14/5

A Universidade Federal do Rio de Janeiro abriu 1.150 vagas em quatro cursos de graduação a distância. Quem for classificado, começará os estudos já no segundo semestre deste ano. Para concorrer, é preciso se inscrever no Vestibular 2023.2 do Cederj, o Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. As inscrições devem ser realizadas no site até domingo, 14/5.

São 240 vagas para o curso de Ciências Contábeis, além de 910 para licenciaturas, sendo 356 para Biologia, 375 para Física e 179 para Química.

As vagas para a UFRJ serão distribuídas desta maneira:

  • 30% do total de vagas ofertadas serão destinados a candidatos oriundos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, 2021, ou 2022 que tenham cursado integralmente, com aprovação, todas as séries do ensino médio, ou equivalente, em estabelecimentos de ensino da rede pública brasileira;
  • 30% serão destinados a candidatos oriundos do Enem, na modalidade ampla concorrência;
  • 30% serão destinados ao Vestibular Cederj 2022.2, na modalidade ampla concorrência, e
  • 10% serão destinados a professores da rede pública.

A prova acontecerá no dia 18/6 e terá 45 questões de múltipla escolha, abrangendo conhecimentos de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Biologia, Física, Matemática, Química, Geografia e História, além de uma redação. A taxa de inscrição no vestibular é de R$ 89,90, com pagamento até segunda-feira, 15/5. Mas quem optar por concorrer à oferta de vagas da UFRJ utilizando as notas do Enem ficará isento do pagamento.

O Cederj

Os cursos ofertados pelo consórcio Cederj são semipresenciais e usam ferramentas de estudo e interação, como material didático próprio, especialmente preparado para educação a distância, e ambiente virtual de aprendizagem com ferramentas que garantem recursos pedagógicos, atividades e interatividade; sistema de apoio à aprendizagem, baseado em tutoria presencial e a distância; processo de avaliação presencial, feito nos polos regionais, que contam ainda com laboratórios, biblioteca e salas de informática.

As avaliações são realizadas em polos regionais semelhantes aos utilizados para verificar o desempenho dos alunos nos cursos presenciais da Universidade. Saiba mais em cecierj.edu.br.