Pelo Campus

Feira de Extensão leva cultura e conhecimento para todas as idades

Evento celebrou a divulgação científica e diversidade cultural em estandes e oficinas

Na quarta-feira, 3/5, a Faculdade de Letras (FL) da Universidade Federal do Rio de Janeiro recebeu, de portas abertas, toda a comunidade acadêmica para a primeira edição da sua Feira de Extensão. A partir da pluralidade de apresentações e atividades culturais, o evento construiu um importante espaço de diálogo entre os projetos de extensão e o corpo discente da UFRJ.

Para Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da instituição, a feira desponta como oportunidade de conhecer as múltiplas possibilidades que a atuação em ações de extensão pode proporcionar aos graduandos:

“É fundamental termos feiras como essa. Meu sonho é que cada centro e cada unidade pudesse fazer a sua própria feira, porque são tantas atividades incríveis que nossa Universidade oferece! Só na Letras são mais de 20 ações de extensão, e eu estou vendo aqui as mais variadas possíveis. O projeto Ações Contra o Preconceito Linguístico, por exemplo, está trabalhando com uma escola de outro município, atuando como gestora de políticas públicas e criando conexão com uma comunidade indígena no Pará. Não é demais? A extensão é isso: território, corpo a corpo, presença… E a feira está cumprindo muito bem esse propósito”, afirmou

Momentos antes da mesa de abertura, atividade que selou o início da feira, o decano do Centro de Letras e Artes (CLA), Afrânio Gonçalves Barbosa, revelou que o espírito e a vibração do evento o faziam lembrar a primeira feira cultural do Curso de Línguas Aberto à Comunidade (CLAC), realizada na década de 1990 e que até hoje  é considerada a primeira grande exposição da Faculdade de Letras. Para ele, a feira é um cartão de visitas a toda a Universidade, permitindo que trabalhos e pesquisas de longos anos possam ser reconhecidos e divulgados.

Além da comunidade acadêmica da UFRJ, a Feira de Extensão também contou com a presença da Escola Municipal Manoel Francisco da Silveira, localizada no município de Magé. Apesar da longa viagem até a Cidade Universitária, o estudante Maxwell Alcântara, do 8º ano, relatou o prazer de estar ali: “Participar de um evento com tanto conhecimento, cultura e pessoas diferentes é um momento para guardar na memória”.

De acordo com Pedro Martins, vice-diretor da Direção Adjunta de Cultura e Extensão (Dacex), a expectativa é de que o encontro se torne tradição na FL:

“Com a primeira Feira de Extensão, a gente quis, antes de tudo, construir um espaço de diálogo entre os projetos, principalmente da Letras, mas também de outras unidades parceiras, além é claro de apresentar esse espaço para pessoas interessadas de outras unidades e até de fora da UFRJ. Isso aqui já é um grande primeiro passo, mas a gente espera que os próximos eventos sejam ainda maiores, com mais parceiros, com mais público externo. Nós estamos muito felizes de poder começar algo tão especial”, disse.

Conheça alguns dos projetos de extensão:

Ações Contra o Preconceito Linguístico: o projeto busca criar propostas de valorização da diversidade linguística e conscientizar o público acerca dos malefícios do preconceito linguístico para as comunidades minorizadas. Atualmente, a equipe também atua com uma rede de troca de conhecimentos entre estudantes do município de Magé e São Félix do Xingu. Para saber mais, acesse o perfil do projeto no Instagram.

CAp Literário: projeto de extensão do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ que recebe os licenciandos de Letras em processo de estágio e desenvolve anualmente um evento voltado para discussões literárias. A edição deste ano será no dia 16/9, com temáticas baseadas no livro Futuro Ancestral, de Ailton Krenak. Para mais informações, acesse o perfil do Instagram do projeto.

Media Latina: o projeto tenta adaptar materiais didáticos em domínio público e transformá-los em instrumentos que possam ser consumidos em meios eletrônicos para o aprendizado e a pesquisa do latim. Atualmente, o site do projeto já possui algumas adaptações e pretende desenvolver produções autorais a partir desses arquivos.

Mitologando: com foco no público infantojuvenil, o projeto explora o imaginário clássico e amplia o olhar dos pequenos leitores sobre o mundo antigo, apresentando a literatura clássica greco-latina e sua cultura a partir de textos fundamentais, contribuindo dessa forma para a contextualização e ampliação dos saberes de crianças e jovens. Visite o site ou o perfil do Instagram do Mitologando e conheça suas produções.

Observatório da Escrita: as atividades do projeto estão sempre relacionadas às propostas pedagógicas das escolas públicas em que os integrantes atuam, realizando oficinas de leituras e produção de textos para jovens e adultos. Acesse o perfil do Observatório no Instagram.

*Este texto é resultado das atividades do projeto de extensão “Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania” e teve a supervisão da jornalista Vanessa Almeida.