Nossa Gente

Equipe da UFRJ conquista título nacional em maratona de programação

Vencedores participarão de final internacional no Egito

Atualizado às 14h58 de 8/5/2023

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, representada pela equipe Lebenslangerschicksalsschatz, foi a campeã da 27ª edição da Maratona SBC de Programação. O torneio, organizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), contou com a disputa de 62 times entre os dias 17 e 18/3 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.

No caminho até o troféu, as equipes tiveram que passar por uma concorrida etapa preliminar, em que participaram 556 times de 170 instituições brasileiras diferentes. Para Márcia Cerioli, professora do Instituto de Matemática (IM/UFRJ) e coach da equipe vencedora, o título conquistado pela Universidade é resultado de “intensa dedicação dos alunos”. Além dela, Christopher Ciafrino, Felipe Chen Wu, Gabriel de Março e Letícia de Sousa integram o time campeão.

Em entrevista ao Conexão UFRJ, os estudantes vencedores comentaram que a ideia do nome da equipe, inspirado na série televisiva How I Met Your Mother, partiu do co-coach Christopher.

“Os times costumam escolher nomes difíceis para o Carlinhos [narrador da maratona] falar. Então nós queríamos um nome que fosse divertido e ao mesmo tempo difícil de ser pronunciado. De forma resumida, esse nome significa ‘um presente do destino para toda a vida’. E, segundo o Christopher, a maratona é esse presente nas nossas vidas, principalmente depois do título”, afirmou Gabriel, estudante do curso de Ciências da Computação.

Durante a conversa, Letícia nos contou que, para ela, em particular, o interesse pela programação é algo antigo. Ainda no ensino médio já havia participado da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Em 2018, quando ingressou no curso de Ciências da Computação da UFRJ, viu a Maratona de Programação da SBC como uma oportunidade de manter essa prática ligada à sua vida acadêmica, tendo conquistado medalhas de prata e bronze em edições anteriores.

Quando questionados sobre as estratégias encontradas para conter a pressão de participar de um torneio tão competitivo, Felipe Chen, aluno do curso de Matemática Aplicada, explicou que a calma e a organização foram grandes aliadas do grupo.

“Quando os problemas apareceram, a equipe conseguiu se organizar para resolver os mais fáceis primeiro. Isso fez com que tivéssemos mais tempo de compreender os mais complexos e ajudou a diminuir o nervosismo. Mas, claro, é difícil manter a calma em momentos como esse. Ainda bem que conseguimos!”, concluiu.

O time se organiza agora para disputar a ACM International Collegiate Programming Contest (ICPC), fase internacional que acontecerá no mês de novembro, em Sharm el Sheikh, no Egito. Esta será a sexta final mundial em que a UFRJ participará.

Coordenadas por Cerioli desde 2011, as atividades de preparação da equipe ocorrem durante todo o ano e fazem parte do projeto de extensão “Competições de Algoritmos e Programação”. O grupo conta com o apoio financeiro e estrutural do Programa em Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc/Coppe), ao qual a professora também é vinculada, para realização de treinamentos e viagens em competições nacionais e internacionais.

Confira os melhores momentos da fase final da maratona.

*Este texto é resultado das atividades do projeto de extensão “Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania” e teve a supervisão do jornalista Victor França.