Institucional

Roberto Medronho é escolhido pela comunidade universitária para ser novo reitor da UFRJ

Cássia Turci, que integra chapa vencedora, foi escolhida como vice-reitora

Atualizado às 11h11 de 3/5/2023

Com 31,7% dos votos, Roberto Medronho e Cássia Turci venceram a pesquisa feita junto à comunidade universitária para escolha da nova Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele, como reitor, e ela, como vice-reitora, pela chapa 10 − UFRJ para Todos, cumprirão o mandato que vai de julho de 2023 a julho de 2027. A apuração dos votos teve início na manhã de sexta-feira, 28/4, no Espaço Flex, localizado no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE). O processo foi interrompido na noite do mesmo dia e retomado na terça-feira, 2/5.

Período de votação se encerrou na quinta-feira, 27/4 | Foto: Moisés Pimentel (SGCOM/UFRJ)

Segundo Medronho, estão entre suas prioridades de gestão a assistência estudantil, a infraestrutura e a reforma da graduação.

“A primeira prioridade é a assistência estudantil, combate incessante à evasão e retenção, porque, inclusive, ela é maior nos setores mais vulneráveis. Segunda é a infraestrutura: precisamos dar dignidade aos nossos servidores, técnicos-administrativos e docentes, e aos nossos alunos para melhorar as condições de trabalho. E terceira: nós precisamos ter uma reforma da nossa graduação porque não cabe mais hoje fazermos o que fazíamos desde o século passado”, disse.

A chapa 20 − Redesenhando a UFRJ, liderada por Vantuil Pereira, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH), e Katya Gualter, da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), obteve 19,8% dos votos.

Quem são Roberto Medronho e Cássia Turci

Roberto Medronho, professor titular da Faculdade de Medicina (FM), hoje é coordenador do Laboratório de Epidemiologia das Doenças Transmissíveis. É também doutor e mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Graduado em Medicina pela UFRJ, o pesquisador fez residência médica em Medicina Preventiva e Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e em Pediatria pelo Hospital Federal da Lagoa. Foi diretor da FM de 2011 a 2020 e também do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc), além de ter coordenado o Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 da UFRJ (GT-Coronavírus). Veja currículo completo.

Cássia Turci foi escolhida pela comunidade universitária como vice-reitora | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Cássia Turci é professora titular do Instituto de Química. Atualmente, é decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). É doutora em Físico-Química pela UFRJ, com período sanduíche pela Universidade Mcmaster (Canadá), onde também fez seu pós-doutorado. Mestre em Química pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), tem três especializações, entre elas uma na área de radiação pelo Centro Internacional de Física Teórica (Itália). A pesquisadora é graduada em Engenharia Química pela Escola de Engenharia Mauá. Foi diretora do Instituto de Química de 2004 a 2012 e de 2013 a 2017. Além disso, coordenou o Grupo de Trabalho (GT) Álcool, que funcionou durante o período crítico de covid-19 e produziu mais de 150 mil litros de álcool, gerando uma economia de cerca de R$ 1,5 milhão aos cofres da UFRJ. Veja currículo completo.

Voto a voto

Números finais:

Chapa 10 – UFRJ para Todos – 31,7%
Docentes: 2.253 votos (quociente ponderado: 18,1%)
Técnicos-administrativos: 2.536 (quociente ponderado: 10,3%)
Estudantes: 6.835 (quociente ponderado: 3,3%)

Chapa 20 – Redesenhando a UFRJ – 19,8%
Docentes: 835 votos (quociente ponderado: 6,7%)
Técnicos-administrativos: 2.066 (quociente ponderado: 8,4%)
Estudantes: 8.828 (quociente ponderado: 4,7%)

O pleito ocorreu entre os dias 25 e 27/4 em 44 seções eleitorais.

A pesquisa registrou, ainda, 206 votos brancos e 359 nulos.

A votação não considera votos válidos, mas sim o universo de pessoas aptas a votar.

Integrantes da comunidade acadêmica se voluntariaram para atuação como mesários | Foto: Raphael Pizzino (SGCOM/UFRJ)

Próxima etapa é a elaboração das listas tríplices

No dia 16/5, o Colégio Eleitoral da UFRJ, formado nos termos da Lei 9.192/95, se reunirá para elaborar as listas tríplices para reitor e vice-reitor, que devem ser enviadas ao governo federal para nomeação da nova Reitoria. Não existe vinculação formal entre a pesquisa e decisões do Colégio Eleitoral. No entanto, seguindo longa tradição democrática, os conselheiros desse colegiado, especialmente formado para o processo, costumam levar em conta a vontade popular expressa na votação.

Atendendo ao que preconiza a legislação, o Colégio Eleitoral tem pelo menos 70% de docentes em sua composição. É composto por todos os membros do Conselho Universitário (Consuni), Conselho de Ensino de Graduação (CEG), Conselho de Ensino para Graduados (Cepg), Conselho de Extensão Universitária (CEU) e Conselho de Curadores (Concur). A formação atende ao Estatuto da UFRJ, conforme exercício da autonomia universitária prevista e garantida pelo artigo 207 da Constituição Federal.