Cultura

Orquestra sinfônica apresenta-se nesta quarta em homenagem ao Dia da Música Clássica

A Orquestra Sinfônica da UFRJ abre sua 99ª temporada com evento gratuito no centro do Rio

A mais antiga orquestra da cidade do Rio de Janeiro iniciará amanhã, 8/3, sua 99ª temporada. Criada em 1924, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (OSUFRJ) fará uma apresentação no Salão Leopoldo Miguéz, da Escola de Música (EM), às 19h. O evento, gratuito, acontece na semana do Dia Nacional da Música Clássica, 5/3, em homenagem ao compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos e contará com a participação de José Sacramento, um dos alunos de piano da EM escolhido para integrar o grupo no ano de 2023.

O Dia Nacional da Música Clássica celebra o nascimento de Villa-Lobos, considerado o grande nome da música de concerto no Brasil. A música clássica é tocada em orquestras, com instrumentos diversos como piano, violino, viola, harpa e flauta. Villa-lobos aproximou todo esse arranjo do folclórico brasileiro: é autor de Bachianas Brasileiras, alusão às obras de Bach, compositor europeu, e de O Trenzinho Caipira, que reproduz sons da locomotiva com a orquestra. O músico fundou a Academia Brasileira de Música e é doutor honoris causa pela Universidade de Nova Iorque.

O repertório da apresentação da OSUFRJ passa por nomes importantes  do gênero de diferentes épocas, como Mozart, Bach e Tchaikovsky, interpretados em velocidades como allegro − ligeiro e adagio − lento. André Cardoso, diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da UFRJ, diz que o público terá uma ótima apresentação:  “As pessoas irão, principalmente, ouvir boa música, porque o repertório é formado por obras de compositores canônicos. E, ao mesmo tempo, poderá conferir o talento do aluno José Sacramento”.

Apesar de trazer composições de músicos europeus, o diretor afirma que, durante o ano, a orquestra dá “ênfase ao repertório brasileiro e contemporâneo, tendo estreado inúmeras obras de compositores brasileiros”.

A regência da noite será do músico Felipe Prazeres, que também é “spalla”, um dos violinistas que iniciam o espetáculo. A OSUFRJ é formada por um grupo de 47 músicos técnicos, que tocarão no formato de câmara, o menor em uma orquestra. Os alunos de graduação em Música da Universidade não participarão da apresentação, em razão do período de férias.

“Fora dos períodos letivos, sem os alunos, a orquestra se apresenta no formato de câmara, só com os músicos técnicos, ou seja, em uma formação menor. É um núcleo básico da orquestra ao qual se juntam, a cada semestre, os alunos de graduação em instrumentos da Escola de Música, dando ao conjunto o formato sinfônico.  O período letivo só começará em abril, quando faremos repertório sinfônico”, esclarece Cardoso.

O concerto será no Salão Leopoldo Miguéz da Escola de Música da UFRJ, que fica na Rua do Passeio, nº 98 , centro do Rio.

Confira o programa do espetáculo:

Mozart: música fúnebre maçônica em Dó menor KV 477/K479a (1785).

Mozart: divertimento em Mi bemol maior K113 (1771).

Bach: concerto para piano em Ré maior BWV 1054 (1738), interpretado pelo solista José Sacramento.

Tchaikovsky: serenata para cordas op.48 (1880), referência para orquestras de cordas.