Sociedade

Movimento 21 dias de ativismo contra o racismo tem atividades pelo Brasil durante março

Rodas de conversa, palestras e produções culturais estão na programação da UFRJ

Em sua sétima edição, a campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo realizará diversas ações sobre discriminação e luta antirracista em diferentes espaços até 21/3, Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória às vítimas do massacre de Shaperville, província de Gautung, África do Sul, onde, em 21/3/1960, 69 pessoas foram assassinadas e 186 ficaram feridas em protestos contra o apartheid sul-africano.  Na época, mais de 20 mil pessoas desarmadas lutaram contra a Lei do Passe, que determinava que os negros sulafricanos precisariam portar um documento em que estivesse expresso aonde eles poderiam ir, sua cor, etnia e profissão: uma forma de controle do Estado. Apesar do ato pacífico, um grupo de policiais atirou contra os manifestantes. Na África do Sul, desde então, a data é considerada feriado nacional.

Aqui no Brasil, durante 21 dias do mês de março, ações são realizadas pelos movimentos negros, militantes e apoiadores da causa antirracista como forma de trazer à tona o debate.  No Rio de Janeiro, mais de 330 atividades ocorrerão em colégios, universidades e redes sociais. “Mais do que nunca precisamos ocupar os espaços sociais e culturais, criar e fortalecer ações antirracistas e contra todas as formas de opressão, de maneira autogestionada”, afirma a organização do movimento pelas redes sociais.

Órgãos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), a Rádio UFRJ e a Câmara de Políticas Raciais, participarão ativamente do movimento. Grupos de pesquisa, docentes e discentes da Universidade também propuseram atividades. Já a Superintendência-Geral de Comunicação Social (SGCOM) colabora com as ações da Rádio UFRJ.

Confira a programação da Universidade até o fim da campanha*:

Ação: videocordel Vida Longa às Cotas Raciais

Horário: 9h

Responsável: projeto de extensão Arautos do Mundo/Rosa Oliveira

Descrição: exibição do videocordel, criado pelo Projeto de Extensão Arautos do Mundo, da UFRJ, para homenagear a Câmara de Políticas Raciais da Universidade.

Local: Youtube do projeto de extensão

Ação: O Brasil Depois das Cotas Raciais: Como as Ações Afirmativas Têm Transformado a Universidade Pública? Avanços e Desafios na Graduação e na Pós-Graduação

Responsável: Rádio UFRJ

Descrição: roda de conversa com Ana Lúcia Nunes de Sousa (Nutes/UFRJ), Patrícia Cardoso (Instituto de Psicologia e Coletivo Negro Virgínia Bicudo/UFRJ), Vanessa Almeida (SGCOM e Câmara de Políticas Raciais/UFRJ) e Wallace de Moraes (Quilombo do Ifcs e CPDEL/UFRJ). A mediação é de Carlos Toindé (Rádio UFRJ).

Local: Youtube da Rádio UFRJ, com retransmissão nos canais do Fórum de Ciência e Cultura e da UFRJ

Ação: Reflexões Sobre o Sofrimento Psíquico a Partir de Bell Hooks

Horário: 18h30

Responsável: Escritas do Corpo Feminino (FL/UFRJ)/Maria Teresa Salgado e Elisabete Nascimento

Ação: Quilombo do Ifcs/UFRJ na Luta Contra o Racismo Epistêmico e Institucional

Horário:17h

Responsável: Quilombo do Ifcs/Wallace de Moraes

Descrição: roda de conversa com alunos, técnicos e professores sobre as causas e os efeitos do racismo na universidade.

Local: Youtube do CPDEL/UFRJ

Ação: Mesa-Redonda: Estratégias Antirracistas na Literatura Afro-Brasileira (Homenagem a Claudia Ferreira)

Horário: 18h30

Responsável: Escritas do Corpo Feminino (FL/UFRJ)/Teresa Salgado e Elisabete Nascimento

Ação: Narrativas Aquilombadas sobre Educação Popular e Saúde da População Negra

Horário: 18h

Responsável: Erida Aparecida José da Silva/ UFRJ/ Rede de Mulheres Negras do Rio de Janeiro

Descrição: Atividades no formato de Roda de Conversa

Ação: Narrativas Aquilombadas sobre Educação Popular e Saúde da População Negra

Horário: 8h

Descrição: Atividades no formato de Roda de Conversa

Local presencial: Quilombo Dona Bilina (Região do Rio da Prata, Campo Grande, Rio de Janeiro. CEP: 23017-390

Ação: É Comida de Quilombo na Escola

Horário: 13h

Responsável: Projeto Baobá: Culinafro − UFRJ/Jorginete de Jesus Damião

Descrição: relações étnico-raciais e saúde da população negra: diálogos com o currículo de Nutrição.

Local: Auditório do Instituto de Nutrição da UERJ − Bloco E, 12º andar (Rua São

Francisco Xavier, 524, Maracanã)

Ação: O Brasil Depois das Cotas Raciais: Quantos Docentes Negros Você Tem? Branquitude e Racismo Institucional no Magistério Superior

Responsável: Rádio UFRJ

Descrição: roda de conversa com Ilzver Matos (Direito/UFS), Gabriela Marques (Comunicação/UFG), Luciene Lacerda (Serviço Social/UFRJ e organizadora do evento) e Vander Aparecido de Araújo (Projeto Criolice e Sintufrj). A mediação é de Tassia Menezes (SGCOM/UFRJ).

Local: Yotube da Rádio UFRJ, com retransmissão nos canais do Fórum de Ciência e Cultura e da UFRJ

Ação: Roda de Conversa: Linguagem e Luta Antirracista

Horário: 19h30

Responsável: Glenda Melo

Descrição: roda de conversa que se propõe a discutir o papel da linguagem na luta antirracista nos diferentes contextos.

Local: Instagram: @glenda_valimdemelo

*Esta reportagem está em atualização.