Meio Ambiente Pelo Campus

Futuros da Baía de Guanabara: exposição interativa e imersiva chega à Casa da Ciência da UFRJ

Gratuita e voltada a todas as idades, exposição tem início no dia 21/3

A exposição Futuros da Baía de Guanabara: Inovação e Democracia Climática será inaugurada no dia 21/3 na Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em Botafogo, e terá programação até maio deste ano. A proposta é mostrar de que forma a mudança do clima afeta, hoje e no futuro, o entorno da Baía de Guanabara: as pessoas, as cidades, as atividades produtivas e a biodiversidade do local.

Gratuita e aberta ao público, a exposição faz um convite à reflexão: qual é o papel de universidades como a UFRJ e das nossas decisões individuais e coletivas no enfrentamento desse fenômeno? A exposição oferece uma experiência imersiva e interativa, que aproxima o público de todas as idades dos efeitos da emergência climática. Além disso, busca mostrar a importância da pesquisa universitária e da tecnologia para projetar cenários futuros e buscar soluções que possam mitigar a crise climática no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo.

Futuros da Baía de Guanabara tem curadoria de Leonardo Menezes, que é pós-doutor pela UFRJ e já atuou como diretor de Conhecimento e Criação do Museu do Amanhã. “A exposição Futuros da Baía de Guanabara traz toda a complexidade ambiental e social que essa região apresenta dentro do estado do Rio de Janeiro − e simbolicamente em todo o Brasil. A Baía de Guanabara tem uma diversidade econômica, de culturas, de atividades que dialoga com os recursos da natureza e que será altamente impactada pelas mudanças climáticas”, revelou Menezes.

“Universidades e centros de pesquisas são importantíssimos para que possamos prever cenários futuros possíveis e, a partir disso, criarmos ferramentas e soluções de adaptação às mudanças climáticas − que virão em maior ou menor intensidade”, completou o pesquisador.

A exposição Futuros da Baía de Guanabara é realizada pelo Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, órgão responsável pela política cultural e de divulgação científica da Universidade. “A exposição demonstra a preocupação do Fórum em promover debates e iniciativas de impacto social, como é o caso da defesa do meio ambiente e de nossos ecossistemas. A preservação da Baía é responsabilidade de todos nós, e a Universidade assume seu compromisso nessa tarefa”, afirmou a bióloga e professora Christine Ruta, coordenadora do FCC.

“A exposição abordará todos os ambientes da Baía, tratando da biodiversidade local e ainda dos problemas relacionados à espécie humana”, enfatizou Ruta. Durante os meses de exposição, também serão realizadas atividades paralelas, como oficinas infanto-juvenis, debates com estudantes universitários, rodas de conversa, palestras com acadêmicos, gestores públicos e lideranças comunitárias, lançamento de livros, apresentações artísticas e culturais e gravações de podcasts ao vivo.

Visitas guiadas podem ser agendadas para grupos de estudantes da educação fundamental e do ensino médio das redes pública e privada, estudantes universitários de variadas áreas do conhecimento e grupos comunitários, especialmente do entorno da Baía de Guanabara.

Clique aqui para saber mais sobre a exposição.

| SOBRE A EXPOSIÇÃO |

Futuros da Baía de Guanabara: Inovação e Democracia Climática