Apenas um terço das cidades fluminenses tem água de qualidade

São José do Ubá tem a melhor água potável do Rio de Janeiro

Após analisar por três anos 200 mil amostras, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Universidade do Norte Fluminense (Uenf) traçaram um panorama sobre a qualidade e potabilidade da água tratada e entregue à população das 92 cidades do estado do Rio de Janeiro. O estudo publicado no jornal científico europeu Water aponta que apenas um terço dos municípios fluminenses tem os parâmetros mínimos necessários para um acompanhamento ideal da qualidade da água.

O trabalho alerta para a situação de municípios populosos, como São Gonçalo e Duque de Caxias, onde os pesquisadores nem sequer conseguiram realizar a análise por falta de dados de monitoramento. Os cientistas criaram um ranking com base em três parâmetros: um físico (turbidez), um químico (cloro residual livre) e um biológico (coliformes totais).  “A partir do panorama, estamos propondo um índice ou indicador inédito de qualidade de água tratada para consumo adotando média aritmética”, afirmou o professor Fabiano Thompson, do Instituto de Biologia da UFRJ, e um dos autores do levantamento.

A partir do ranking, os estudiosos criaram quatro grupos, conforme o número de parâmetros que realizam: Grupo A (três), Grupo B (dois), Grupo C (um) e Grupo D (nenhum parâmetro ou não reporta ao Sistema de Informação do Programa de Vigilância de Água para Consumo Humano − Vigiágua). De acordo com Thompson, apenas um terço dos municípios está dentro do grupo A, incluindo a capital, que ocupa a 37ª posição na listagem. A liderança cabe a São José do Ubá, que tem a melhor água potável do estado (com 99,7% de conformidade).

Ao todo, 16 cidades ficaram fora do monitoramento (Grupo D), incluindo Aperibé, Cambuci, Conceição de Macabu, Itaocara, Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, São Francisco de Itabapoana, Sapucaia, Vassouras e Cabo Frio. De acordo com Thompson, nas portarias de potabilidade de água do Ministério da Saúde (n° 2914/2011 e n° 888/2021), está preconizado que bactérias coliformes devem estar ausentes na água potável. “A presença dessas bactérias indica que a água está contaminada e poderia, eventualmente, apresentar outros tipos de microrganismos, incluindo microrganismos patogênicos e tóxicos”, destacou.

Para concluir, o pesquisador da UFRJ informou que as análises foram realizadas por meio de duas abordagens, de acordo com a legislação pertinente: uma abordagem quantitativa e outra qualitativa. “A análise qualitativa é aquela que refletiu melhor a qualidade da água. A análise quantitativa refletiu o quanto do número amostral preconizado em portaria foi realizado. Nem sempre os municípios que estão bem ranqueados na análise quantitativa apresentam boa qualidade de água tratada”, finalizou.