Pelo Campus

Projetos da Diretoria de Acessibilidade da UFRJ estão com inscrições abertas para bolsistas

Os alunos deverão auxiliar estudantes com deficiência e realizar atividades de inclusão. As inscrições para as bolsas de R$500,00 irão até o fim de março

A Diretoria de Acessibilidade (Dirac/UFRJ) está com inscrições abertas para que estudantes da graduação e pós-graduação possam colaborar com os projetos Acessibilidade em Rede e Facilitadores de Aprendizagem. Os monitores terão a oportunidade de promover ações de acessibilidade na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Segundo a Dirac, a estimativa é de que existam 1.200 alunos com deficiência na UFRJ. Assim, o número de vagas é variável conforme a demanda desses estudantes. Os editais oferecem bolsa de R$ 500,00 para a carga horária de 20 horas semanais.

Para participar dos projetos, é preciso estar cursando o terceiro período da graduação ou estar matriculado em um curso da pós-graduação da UFRJ, além de ter coeficiente de rendimento (CR) igual ou maior do que 5, não ter sofrido nenhum tipo de sanção disciplinar e não receber outro tipo de auxílio. Amélia Rosauro, diretora-geral da Dirac, acredita ser indispensável a participação discente no processo de inclusão.

“É fundamental a presença dos estudantes no desenvolvimento dessas ações, que visam garantir a acessibilidade na Universidade, pois eles têm um olhar sensível à questão e isso auxilia muito o trabalho da Diretoria”, afirma.

Acessibilidade em rede

Os alunos poderão participar de atividades em uma das cinco áreas oferecidas pelo edital: produção de conteúdo em Língua Brasileira de Sinais (Libras), desenvolvimento de projetos de acessibilidade e inclusão, edição de materiais audiovisuais acessíveis, desenvolvimento de sistemas e sites acessíveis e mapeamento de falta de acessibilidade arquitetônica.

O processo de seleção terá duas fases. A primeira etapa é a soma de todas as ações relacionadas à acessibilidade que o aluno tenha feito. Ganha pontos se tiver participado de extensão sobre o assunto, estagiado na área, apresentado trabalhos sobre o tema e se tiver uma Carta de Interesse. A segunda etapa é a entrevista. Nessa fase, o candidato que optar pela atividade de Libras deverá demonstrar seus conhecimentos, além de anexar certificado de proficiência.

Ao todo, são 12 vagas para o projeto. As inscrições deverão ser feitas até 26/2. O resultado da primeira fase sairá no dia 1º/3.

Facilitadores de aprendizagem

Os estudantes participantes do projeto deverão acompanhar os alunos nas aulas e outras atividades acadêmicas, facilitar o acesso aos conteúdos de aula e atender as demandas específicas de cada pessoa com deficiência (PCD), como locomoção pelo campus.

O facilitador de aprendizagem também deverá preencher relatórios quinzenais sobre as atividades desenvolvidas com o assistido. Se a carga horária de 20 horas semanais não for atingida no acompanhamento ao aluno com deficiência, o monitor deverá complementar as horas com pesquisas sobre acessibilidade e inclusão.

A seleção de facilitadores de aprendizagem será pelo maior coeficiente de rendimento. As inscrições vão até 20/3. Não há número definido de vagas porque elas dependem da quantidade de solicitações pelos alunos com deficiência. No período de 2022.2, foram 50 alunos selecionados. A lista de convocados sai no dia 23/3.

Inscrição

Para a inscrição em um dos projetos, é preciso enviar histórico acadêmico, RG e CPF. Os editais e os formulários estão disponíveis no site da Dirac.