Professora da UFRJ assumirá Ciência e Tecnologia do Rio

Tatiana Roque é professora do Instituto de Matemática e foi coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

A professora Tatiana Roque, do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, assumirá a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) da cidade do Rio de Janeiro. O convite foi feito pelo atual prefeito da cidade, Eduardo Paes. Ela tomou posse nesta sexta-feira, 3/2, no Palácio da Cidade. “Temos muito trabalho pela frente para valorizar a ciência, enfrentar o negacionismo e fomentar uma economia tecnológica e verde em nossa amada cidade”, disse a docente em sua página no Twitter.

A SMCT é responsável por promover políticas públicas de estímulo, capacitação da utilização dos métodos, técnicas e ferramentas tecnológicas, além da aplicação prática do conhecimento científico. É seu papel promover o fortalecimento científico e tecnológico no Rio por meio de políticas de apoio à democratização do acesso ao universo digital, impulsionando o desenvolvimento e o crescimento econômico do município.

Tatiana é graduada em Matemática e mestra em Matemática Aplicada pela UFRJ. Ela tem doutorado em Engenharia de Produção, na área de História e Filosofia das Ciências, também pela instituição, com período sanduíche em Paris, na França, no laboratório Rehseis/CNRS (Recherches Épistémologiques et Historiques sur les Sciences Exactes et les Institutions Scientifiques).

A professora também leciona em duas pós-graduações: Ensino e História da Matemática e da Física e Filosofia, ambas da UFRJ. Foi coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade durante cerca de três anos. Nesse período, lançou o projeto Saber Comum – Educação a Distância e Divulgação Científica, em cooperação com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Diferente de outras iniciativas de educação a distância, o Saber Comum foi idealizado para alunos de pós-graduação, com disciplinas de formação geral, que contavam crédito de eletiva para cursos de diversas áreas do conhecimento, e para quem não era estudante e se interessasse por conhecimentos que dizem respeito à vida coletiva. Para incluir todos os públicos, além de as disciplinas estarem disponíveis em ambiente virtual de aprendizagem, foram exibidas como programas de televisão pelo Canal Saúde e pela TV Alerj.

A professora é integrante do Archives Poincaré (Histoire et Philosophie des Sciences) – Universidade de Nancy, França. Foi participante do programa Jovem Cientista do Nosso Estado, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), e diretora de programa no Collège International de Philosophie, em Paris. Autora do livro História da Matemática: Uma Visão Crítica, Desfazendo Mitos e Lendas (Zahar, 2012), Tatiana venceu o Prêmio Jabuti 2013. Seu último livro, O Dia em que Voltamos de Marte (Planeta, 2021), foi finalista do Jabuti em 2022.