Pelo Campus Saúde

Saúde do estudante será tema de evento na UFRJ

Iniciativa da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PR-7) está com edital aberto para propostas de oficinas

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PR-7) lançou edital em busca de oficinas para a Semana de Saúde do Estudante: VI Mostra de Práticas de Promoção e Prevenção em Saúde. As inscrições dos projetos podem ser feitas por membros da comunidade universitária até 8/2.

Segundo Nathalia Kimura, psicóloga e diretora da Divisão de Saúde do Estudante (Disae), a semana é dedicada a reunir e divulgar as práticas de promoção do bem-estar e prevenção de doenças implementadas não só pela PR-7, mas por toda a Universidade Federal do Rio de Janeiro. A iniciativa debate projetos que já estão em prática e outros que ainda estão em desenvolvimento.

“Queremos pensar a integralidade do cuidado, que é pensar a saúde para além da ausência de doença. É pensar que esse cuidado é algo contínuo. Ele não se dá apenas quando você tem algum sofrimento, algum transtorno ou alguma doença. Buscamos trabalhar pensando não só na consulta médica”, conta Kimura.

Desde 2018 a PR-7, por meio da Disae, tem como cerne de trabalho a saúde dos alunos da UFRJ, tanto da graduação como da pós-graduação, desenvolvendo uma série de projetos na área. Porém, o setor entende que falar sobre o tema é também incluir toda a comunidade universitária no processo, já que docentes, técnicos e terceirizados influenciam na vida dos estudantes. “O estudante circula. Ele está em contato com todo o corpo social da UFRJ e a gente precisa também chamar esses outros atores para o debate. Cada um com seu foco”, explica.

O edital publicado pela PR-7 contém normas e procedimentos necessários da seleção de propostas para o evento. As oficinas podem ser realizadas por estudantes de graduação e de pós-graduação, técnicos-administrativos e docentes. O prazo para inscrição das propostas vai até 8/2 e o evento acontecerá entre os dias 27 e 31/3.

Os interessados podem inscrever os projetos no formulário disponibilizado pela Disae. Para mais informações, mande e-mail para disae@pr7.ufrj.br.