A Impactus Vincitori, equipe de discentes de Economia, vinculada à liga estudantil Impactus UFRJ, ganhou a 6ª edição do Desafio Safra Top Gestor de 2022, organizado pelo Banco Safra. Eles enfrentaram mais de 100 grupos e venceram o desafio que se propõe a estimular alunos com interesse em seguir carreira no mercado financeiro.
A equipe vencedora é formada pelos estudantes de graduação em Economia Eduardo Queiroga, Eduarda Bensimon, Pedro Henrique Silva e Túlio Polillo, que participam da liga há dois anos. “Conseguimos mostrar que estamos preparados para o mercado financeiro. Vencer essa competição mostra que estamos no caminho certo, uma vez que a gente, dentro de um grupo de estudantes muito grande no país, conseguiu desenvolver uma atividade tão boa a ponto de ser uma das melhores do Brasil, senão a melhor, pelo menos nesse quesito. Então, vencendo um desafio tão importante como esse, mostramos que estamos direcionando os estudos certos, a preparação certa, aos estudantes da Universidade para o mercado financeiro”, conta Eduardo Queiroga.
O caminho para a vitória envolveu a gestão de um fundo de investimento de multimercado fictício com uma quantia de dinheiro hipotética que poderia ser alocada em ativos do mercado financeiro. Depois de quatro meses, a equipe foi para a final com outros cinco grupos e apresentou o caso para o ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy. “Ter essa oportunidade de ter apresentado para ele mostra o potencial de networking que a gente pode conseguir com essa competição, com o mercado financeiro. É, principalmente, uma boa métrica para avaliar o desenvolvimento de nossos estudos e nossas técnicas”, diz o estudante.
Os vencedores da competição se conheceram em 2020 ao entrar na Impactus. Desde lá, aprimoraram seus conhecimentos técnicos ao participarem de diversas outras competições e estudos até chegarem ao pódio da 6ª edição do Desafio Safra Top Gestor. O preparo para a competição envolveu comunicação diária e conversas em ligações aos finais de semana, tudo isso para discutir cenários e aumentar suas chances de obterem bons resultados. “Toda vez que a equipe se encontrava, já sabia basicamente o que a gente deveria fazer durante a competição para ter o melhor portfólio, uma melhor carta, um melhor relatório macroeconômico”, relata Eduardo.
A Impactus UFRJ
A Impactus UFRJ é uma liga de mercado financeiro estruturada por estudantes de graduação da Universidade com objetivo de realizar estudos que os projetem para a área. Além disso, também viabiliza conversas com profissionais experientes do mercado para que os membros da liga se familiarizem com seu cotidiano.
“O nosso principal objetivo é fornecer a ponte entre a UFRJ e o mercado financeiro. Nossos membros vão às gestoras e aos principais bancos de investimento do país para conhecer mais as atividades no dia a dia, por meio de uma imersão com os principais profissionais do mercado. Então, esse membro tem um espaço completo para se aproximar do mercado financeiro, realizando, por exemplo, estudos macroeconômicos,estudos sobre empresas e outras atividades muito importantes dentro dessa área profissional”, conta Eduardo.
A liga de mercado financeiro coleciona prêmios desde 2016 e reconhece que o seu maior diferencial está nos integrantes engajados, que propiciam uma estrutura interna consolidada. Ela é formada por cinco departamentos: Equity, Macro Research, Operações, Gestão de Pessoas e Marketing.
“A Impactus fornece a esse estudante a oportunidade de crescer tanto profissionalmente quanto como pessoa. Porque além do conhecimento técnico, geramos também conhecimento de soft skills – ou seja, habilidades interpessoais de comunicação, habilidade de gestão e de liderança –, principalmente para aqueles membros que se tornam diretores, gestores de departamento e, muitas vezes, também presidentes e vice-presidentes”, afirma Eduardo. “Ano após ano, desenvolvendo as nossas atividades de maneira bastante engajada e com vontade, a gente conseguiu construir um projeto que atualmente tem visibilidade nacional.”
Eles também contam com uma rede de ex-membros da Impactus que já estão dentro do mercado financeiro. Através dela, transmitem conhecimentos técnicos e aproximam os estudantes da área. “Conseguimos dar continuidade ao desenvolvimento técnico das próximas gerações e evoluir nesse sentido, uma vez que esse pessoal que está no mercado financeiro possui um técnico muito forte, muito bem desenvolvido, e que consegue ensinar muito bem a galera nas atividades”, diz Eduardo. “Temos uma cultura de ajuda muito forte dentro da liga.”
Como participar
Podem participar da Impactus UFRJ todos os estudantes de graduação interessados em aprender sobre o mercado financeiro e se desenvolver profissionalmente. Para ingressar, não é necessário ter conhecimento prévio na área. O processo seletivo para novos membros ocorre semestralmente e, para se inscrever, basta acompanhar o site e as redes sociais da liga.