Diversidade na ciência

Faperj e Serrapilheira vão financiar pesquisadores negros e indígenas

Para apoiar projetos de pesquisa conduzidos por cientistas negros e indígenas, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e o Instituto Serrapilheira formaram uma parceria que prevê o total de R$ 10,2 milhões, entre pagamento de bolsas e investimento nas pesquisas. A ideia é promover a diversidade científica.

Embora o conteúdo da chamada esteja disponível para consulta a partir da segunda quinzena de janeiro nos sites das duas instituições, as inscrições terão início apenas no dia 21/3. Os candidatos selecionados integrarão grupos de pesquisa do estado do Rio de Janeiro nos quais não tenham nem se formado nem atuado antes. Os pesquisadores, que trabalharão como pós-doutorandos, podem vir, portanto, de instituições, cidades, estados ou mesmo países diferentes. Para os promotores, quanto maior a mobilidade, melhor.

O edital tem como foco jovens cientistas que tenham concluído o doutorado em qualquer área do conhecimento científico, entre 1º/01/2012 e 31/12/2022 – prazo estendido em até dois anos para mulheres com filhos. Os candidatos não devem ter nenhum tipo de vínculo empregatício com instituições de ciência e tecnologia (ICTs). O projeto precisa ser no campo da ecologia e os interessados precisam indicar o grupo de pesquisa do qual farão parte. Esse grupo deverá ser formado por outros cientistas e atuar no Rio.

Com a iniciativa, a Faperj e o Serrapilheira pretendem promover novas linhas de pesquisa em ecologia formuladas por pós-doutores negros e indígenas que almejam obter, no médio prazo, posições permanentes. Os oito candidatos selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 8 mil, além de até R$ 700 mil para o financiamento da pesquisa durante três anos, renováveis por mais dois. Serão ainda disponibilizados mais R$ 100 mil especificamente para integração e formação de pessoas de grupos sub-representados nas equipes de pesquisa.

A ecologia tropical deverá ser um dos eixos estratégicos a guiar os investimentos em ciência no país para os financiadores. “Ao nos juntarmos ao Instituto Serrapilheira nessa empreitada de fomentar a pesquisa em um campo como a ecologia, que está sob os holofotes do mundo e tem sido tão maltratada em nosso país, acreditamos que estamos cumprindo nosso papel para as futuras gerações. E, quando direcionamos esse edital para jovens talentosos negros e indígenas, acreditamos que estamos resgatando nossas dívidas com o passado. Esperamos que os resultados sejam surpreendentes, aliando grupos diversos e trazendo contribuições criativas”, afirmou Jerson Lima Silva, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro que também preside a Faperj.

As inscrições poderão ser feitas no site do Instituto Serrapilheira entre 21/3 e 24/4. A seleção acontecerá em duas etapas, com uma análise da pré-proposta e outra da proposta completa. Essa avaliação será conduzida por cientistas que atuam em instituições internacionais de excelência. A bolsa e os recursos para as pesquisas dos candidatos aprovados serão disponibilizados pela Faperj. Já o valor para a formação da equipe com pessoas de grupos sub-representados será disponibilizado pelo Instituto Serrapilheira.