Institucional

UFRJ não recebe candidaturas da licitação para a concessão de área no campus Praia Vermelha

Novo leilão deve ocorrer em janeiro. Ausência de propostas não gerou contrapartida em relação às exigências estabelecidas, como a outorga mínima de R$ 625 mil

Na última segunda-feira, 19/12, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizou sessão pública para recebimento de documentos de interessados em participar do processo licitatório do Leilão nº 1/2022, que tem como objeto a concessão de uso, a título oneroso, de área no campus Praia Vermelha, o que tem sido chamado pela imprensa de “novo Canecão”. Contudo, não houve interessados em participar do processo licitatório. Seu objetivo é a implantação, operação e exploração de equipamento cultural multiuso e dos bens da concessão. A Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR-6) organiza o processo.

O recebimento dos documentos aconteceu entre 14h e 17h, no prédio 5 do Parque Tecnológico da UFRJ. Com o não recebimento das propostas, a abertura dos envelopes marcada para quarta-feira, 21/12, às 9h, foi cancelada. A sessão pública aconteceria no Centro de Convenções do Ventura Corporate Towers – Avenida República do Chile, 330 – Centro, Rio de Janeiro.

De acordo com o vice-reitor, Carlos Frederico Leão Rocha, a atual ausência de propostas não vai gerar contrapartida em relação às exigências estabelecidas, como a outorga mínima de R$ 625 mil, a construção do Espaço Ziraldo, com pelo menos 430 metros quadrados e a criação de um espaço para um restaurante universitário.

“Não vamos fazer nenhuma contrapartida em relação ao que foi pedido. Fizemos uma licitação em 20 dias. Os cálculos necessários exigiam certo nível de complexidade e os números finais, ainda que muito seguros para nossa equipe, podem ter causado algum tipo de ruído para quem estava do outro lado que, às vezes, nesse período de mudança de governos, pode não ter a mesma segurança”, disse.

Em janeiro, a UFRJ irá divulgar uma nova data para apresentação de propostas. Com isso, os investidores interessados no projeto terão mais tempo.

O edital do Leilão nº 1/2022, os seus anexos, bem como todas as informações, estudos e projetos sobre a concessão estão disponíveis no site da PR-6 e no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O número do processo administrativo para consulta é 23079.250219/2022-63.