UFRJ estrutura Política de Gestão de Riscos

O gerenciamento de riscos deverá ser implementado em todas as áreas da Universidade

O Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ aprovou, no dia 31/10, a estrutura da implementação da Política de Gestão de Riscos da Universidade. Foi revogada a portaria da Reitoria n° 2.500, de 26 de março de 2019, publicada no Boletim UFRJ extraordinário n°12, de 26/3/2019..

De acordo com a Resolução nº 120 do Consuni, a Gestão de Riscos na UFRJ é composta por dois documentos: a Política de Gestão de Riscos (PGR) e o Plano de Gestão de Riscos, que aborda conceitos e metodologias sobre o gerenciamento de riscos na Universidade, para orientar a alta administração, os servidores técnico-administrativos e os docentes na identificação, análise, avaliação, tratamento, monitoramento e na comunicação dos riscos, bem como na definição de respostas a eles. Esse monitoramento deverá ser contínuo e a identificação e avaliação dos riscos deverão ser anuais.

O gerenciamento desses riscos deverá ser implementado gradualmente em todas as áreas da UFRJ, priorizando os processos institucionais com impacto direto no alcance dos objetivos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), no Planejamento Estratégico e no Plano de Integridade da UFRJ. Ao mesmo tempo, independentemente dessa priorização, os pró-reitores, decanos, prefeito, diretores de campus e diretores de unidades devem implementar, de acordo com a PGR, o processo de gerenciamento de riscos em seus procedimentos institucionais.

A Política de Gestão de Riscos abrange os seguintes tipos de riscos: riscos operacionais; riscos legais; riscos financeiros/orçamentários; riscos à integridade; riscos estratégicos; e riscos à imagem e reputação. Assim, alguns dos princípios da Gestão de Riscos é agregar valor e proteger o ambiente interno da Universidade e apoiar o seu desenvolvimento contínuo. Dessa forma, pretende-se aumentar a probabilidade de alcance dos objetivos da UFRJ, estimular uma gestão proativa e aprimorar a eficácia, a eficiência e a aprendizagem institucional.

São estruturas intervenientes no processo de Gestão de Riscos: o Comitê Interno de Governança (CIGov/UFRJ), o Comitê de Apoio à Gestão de Riscos e o Núcleo de Gestão de Riscos. O Comitê será presidido pelo representante do Gabinete da Reitoria e composto por representantes e suplentes dos seguintes setores: Gabinete do Reitor; Superintendência-Geral de Governança; Pró-Reitoria de Gestão; Pró-Reitoria de Planejamento, Finanças e Desenvolvimento; Pró-Reitoria de Pessoal; Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação; e Superintendência-Geral de Comunicação Social. Tais representantes, titulares e suplentes, deverão ser indicados pelos dirigentes de seus respectivos setores.

Leia a resolução do Consuni sobre a Política de Gestão de Riscos na íntegra aqui.