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Política de Comunicação da UFRJ: Comitê Técnico inicia processo

Grupo que busca pensar comunicação mais integrada conta com 54 comunicadores da Universidade

Ao longo dos últimos 20 anos, a comunicação institucional da UFRJ foi centralizada na Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom), setor que estava ligado ao Gabinete da Reitoria. Simultaneamente, centros e unidades da instituição realizavam de forma fragmentada seus processos de divulgação, jornalismo, contato com a imprensa, entre outros. Com a recente transformação da Coordcom em Superintendência-Geral de Comunicação Social (SGCOM), a área ganha autonomia e busca promover um formato mais integrado para se comunicar com a Universidade e seus públicos de interesse. 

Com sua criação aprovada em maio deste ano por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni) , a SGCOM tem como um de seus atributos coordenar as atividades relacionadas à construção e à revisão de uma Política de Comunicação da UFRJ. O documento, vigente em inúmeras outras instituições públicas e privadas como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Federal de Goiás (UFG), tem como objetivo estabelecer práticas e diretrizes para orientar a comunicação nas instituições. 

Para isso, desde julho, a superintendência vem se organizando para iniciar esse processo de efetivação, que conta com a criação do Comitê Técnico para Elaboração e Implementação da Política de Comunicação da UFRJ (CT-PC), estabelecido pela Portaria no 10.596/22. O grupo é formado por 54 técnicos-administrativos, entre jornalistas, designers, publicitários e assistentes em administração que atuam na área em todos os campi da Universidade. O objetivo é articular a comunicação entre os setores para que o documento não seja imposto, e sim construído de forma conjunta. 

Primeiros passos 

Em 21/11, aconteceu, na Inovateca, o primeiro encontro oficial do CT-PC, para dar início ao processo que deve se estender até outubro de 2023, quando o grupo pretende estar com a política aprovada e pronta para implementação. Ao longo do cronograma, estão previstas diversas etapas, que envolvem diagnóstico, construção e consulta pública, até o objetivo final de aprovação. 

Para o superintendente em exercício Victor França, a expectativa é de ter um espaço de comunicação mútua entre os diversos atores da Universidade, entendendo que, ao partir de princípios como transparência e publicidade, o documento virá inclusive a ser mais um processo de fortalecimento da democracia: “A ausência de uma política de comunicação pode favorecer um ambiente de desdemocratização, justamente em um momento que o Brasil vive, de muita polarização. Com a política, nós vamos contribuir para que a Universidade se comunique melhor com os públicos com os quais a gente se relaciona. Como instituição pública, nosso foco número 1 precisa ser o cidadão. Se a gente toma isso como pressuposto, todos nós ganhamos”, reforça. 

Como forma de prosseguir com o cronograma, sete grupos de trabalho estarão abertos para a participação da comunidade. Entre os temas abordados, destacam-se comunicação organizacional, acessibilidade, diversidade, assessoria de imprensa, multimídia, entre outros. Para participar, é preciso enviar um e-mail para politicadecomunicacao@reitoria.ufrj.br até 12/12, indicando o GT e subGT de interesse, com nome completo, celular, e-mail e Siape/DRE. Confira a seguir a lista de GTs e subGTs e participe! 

GT1 – Comunicação Organizacional 

  • Gestão da Comunicação
  • Histórico e Diagnóstico
  • Princípios Norteadores, Definições e Públicos Estratégicos
  • Propaganda Institucional

GT2 – Comunicação Dirigida

  • Canais com os Públicos Estratégicos
  • Gestão de Eventos
  • Comunicação Internacional
  • Comunicação com os Públicos Internos
  • Comunicação com os Públicos Externos

GT3 – Acessibilidade, Inclusão, Diversidade e Linguagem Simples

  • Acessibilidade
  • Linguagem Simples
  • Inclusão e Diversidade

GT4 – Multimídia

  • Comunicação Visual e Aplicação da Marca
  • Fotografia e Vídeo
  • Rádio e TV
  • Comunicação Digital

GT5 – Assessoria de Imprensa

GT6 – Divulgação da Pesquisa e da Extensão

GT7 – Conselho de Comunicação

*Os três últimos GTs não contam com subGTs.