Pelo Campus

Inscrições abertas para a 2ª edição do programa Projetos Especiais

Todo o corpo social da UFRJ pode inscrever projetos de ensino, pesquisa e extensão universitária, novos ou em andamento, de qualquer área do conhecimento

Para incentivar a interdisciplinaridade e a inovação em diversas áreas do conhecimento, o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro lançou mais um edital do programa Projetos Especiais. Para inscrever um projeto, basta ser do corpo social da Universidade – professor(a), aluno(a) ou servidor(a). A submissão online  pode ser feita até 27/1/2023. Ao todo, R$ 1 milhão e 350 mil será investido nos projetos.

Cada projeto receberá até R$ 80 mil. “O edital de projetos especiais do Parque atende a uma demanda muito importante do corpo social da UFRJ, pois permite que projetos de grande impacto para a sociedade, que possivelmente não encontrariam fontes de financiamento, gerem melhoria de vida para a população”, ressalta o diretor do Parque Tecnológico, Vicente Ferreira, que complementa: “Temos que reforçar e agradecer a parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PR-1), Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2) e Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), sem as quais esse edital não seria possível”.

A proposta do programa está relacionada diretamente aos esforços para a superação dos desafios globais enfrentados pela humanidade. Por isso, para ser selecionado, o projeto deve dialogar com a Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente com pelo menos um destes quatro:

– ODS 6: Água Potável e Saneamento. Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável de água e saneamento para todos.
– ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos.
– ODS 10: Redução das Desigualdades. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
– ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Em sua primeira edição, em 2021, o programa apoiou 37 iniciativas em áreas que envolviam temas como sustentabilidade, inclusão social, mobilidade e saúde.

Acesse o edital com as informações completas aqui.

Sobre o Parque Tecnológico da UFRJ

É um ambiente de inovação e empreendedorismo dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que conecta grandes, pequenas e médias empresas ao conhecimento gerado na instituição.
Num espaço de 350 mil metros quadrados dentro da Cidade Universitária, o Parque disponibiliza infraestrutura para que empresas de todos os portes atuem e desenvolvam pesquisas.

O caminho rumo à inovação também é pavimentado de forma virtual com o Programa Associadas, que oferece às organizações o acesso ao ecossistema de inovação da UFRJ e a outros benefícios de forma remota, sem a necessidade de instalação física. Desse modo, o Parque é o agente de conexão entre o setor produtivo e a Universidade, transformando conhecimento em inovação concreta para a sociedade.

Este texto foi produzido com informações do Parque Tecnológico da UFRJ.