Categorias
Pelo Campus Tecnologias

Ciência e Tecnologia pelos corredores novamente

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia retorna ao presencial com cerca de 3 mil participantes em três dias

Entre olhares curiosos e muitas experiências científicas, mais uma edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) aconteceu ao longo desta semana, de 8 a 10/11, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, recebendo cerca  de 3 mil estudantes do ensino básico das redes pública e privada. A expectativa da equipe era grande, após três anos com o evento de forma virtual. No entanto, o resultado foi extremamente positivo, com a recepção de mais de 90 escolas e a realização de 61 oficinas, além de visitas guiadas a laboratórios. 

O corredor do bloco K do Centro de Ciências da Saúde (CCS) foi o espaço principal do evento. Ali os alunos podiam criar pigmentos a partir de elementos naturais na oficina das cores, conhecer o Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio (Simap) da UFRJ e experimentar uma ferramenta de sucesso entre os adolescentes: o IA-brainlink. 

No estande do projeto de extensão Ciências e Cognição, um aparelho se conecta ao cérebro e, a partir dos circuitos elétricos do órgão, pode controlar uma aranha eletrônica que passeia pela mesa. Os olhares de choque e incredulidade não escondiam a curiosidade entre os jovens, que precisaram se sentar, colocar o aparelho em torno da testa e ver a magia acontecendo para terem certeza de que aquilo era ciência. Com as explicações da monitora, eles aprenderam um pouco sobre o funcionamento do cérebro. 

Oficina do projeto de extensão Ciências e Cognição. | Foto: Ana Marina Coutinho (SGCOM/UFRJ)

Popularizar a Ciência 

Organizada pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), a SNCT disponibilizou ainda cerca de 25 ônibus por turno para escolas públicas que se inscreveram com esse objetivo, expandindo a área de atuação neste ano não apenas para instituições do entorno, mas também para escolas da Baixada Fluminense. Além disso, o interesse foi tanto que algumas instituições conseguiram o transporte por conta própria. 

Para a organização, o interesse de gestores e dos próprios alunos é essencial, principalmente em um momento em que muitas pessoas colocam a ciência em dúvida. Bárbara Tavela, superintendente de Integração e Articulação, uma das organizadoras, diz que o evento ajuda a fortalecer a área de estudo: “Temos oficinas sobre vacinas, sobre medicamentos… Então, é a importância de pulverizar isso. Você vê que as crianças têm interesse e se envolvem nesse tipo de conhecimento. É um evento que renova as nossas esperanças”, defende. 

Conhecendo a UFRJ

Uma das preocupações de retorno dos eventos ao formato presencial era a segurança, para evitar a transmissão do vírus da covid-19. Com o aumento do número de pessoas vacinadas e o uso de máscaras, a edição deste ano se mostrou eficaz, fazendo com que a volta do calendário presencial de ações da extensão possa ser cada vez mais real. 

Foto: Ana Marina Coutinho (SGCOM/UFRJ)

Desse modo, o encontro que mais mobiliza as comunidades interna e externa da Universidade, o Conhecendo a UFRJ, parece estar perto de ser realizado novamente nos moldes físicos. A previsão é de que, ainda no primeiro semestre de 2023, jovens de ensino médio estejam passeando pelo campus a fim de descobrir mais sobre os cursos oferecidos. Bárbara explica que o Conhecendo é maior do que a SNCT por ocupar diversos espaços do campus, mas que a comunidade ficará feliz em retornar, da mesma maneira como celebra agora a volta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.  

“A nossa comunidade estava com muita saudade de receber eventos presenciais. Estamos tendo muitos relatos de professores, técnicos… É uma felicidade muito grande poder compartilhar essas experiências de novo”, celebra a superintendente.