Institucional Pelo Campus

Primeiro decano de Macaé é empossado

Após 14 anos na cidade, UFRJ inaugura decania fora da capital

O Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé celebrou, na quinta-feira (6/10), a posse de seu primeiro decano, o professor Irnak Marcelo Barbosa. Junto de seu vice, Carlos Eduardo Lopes, a equipe assumirá a gestão da decania no período 2022-2026. Estiveram presentes a reitora, Denise Carvalho; o vice-reitor, Carlos Frederico Leão; e diversas outras autoridades da UFRJ.

Em 2021, 13 anos após o início da interiorização da Universidade, o Conselho Universitário aprovou a transformação do campus Macaé no primeiro centro fora da capital fluminense. Dividido em três polos – Universitário, Ajuda e Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT) –, o Centro Multidisciplinar conta com nove cursos de graduação, dois de pós-graduação e com diversas atividades de extensão.

Durante a cerimônia, estudantes, servidores e terceirizados comemoraram o processo democrático que, pela primeira vez, elegeu os representantes escolhidos pela comunidade acadêmica.

“É um momento muito aguardado por todo o corpo social da UFRJ-Macaé. Foram anos de muito trabalho e dedicação da comunidade para a elaboração de uma proposta administrativa e acadêmica que pudesse acolher e proporcionar o avanço da instituição na cidade”, ressaltou o técnico-administrativo Diego Gonçalves.

A posse ocorreu após o anúncio de cortes no orçamento das universidades e institutos – revertidos dias depois devido a protestos da sociedade – provocando manifestações em defesa da instituição. Os estudantes lembraram que, mesmo em um momento de comemoração, é necessário cobrar o investimento na permanência estudantil, principalmente em questões como alimentação, moradia e transporte.

O decano apresentou a equipe que o acompanhará durante a gestão, buscando uma maior integração entre os servidores da administração e a comunidade. Barbosa também celebrou a atuação dos profissionais que tiveram papel fundamental na chegada da UFRJ a Macaé, como os professores Francisco Esteves e Maria Fernanda Quintela, além do ex-reitor Aloísio Teixeira.

“Apesar de tortuosos caminhos que tiveram que ser percorridos, muitos deles inerentes à implementação da Universidade em Macaé, projeto de elevada envergadura e complexidade pedagógica e administrativa, podem ser contabilizados excelentes frutos. Entre eles se destacam laboratórios, projetos de extensão com grande impacto social, além da formação de profissionais de excelência”, comemorou o decano.

Em seu discurso de encerramento, a reitora lamentou que apenas 16% da população brasileira tenha acesso ao ensino superior, perpetuando assim a desigualdade social no país. Para ela, a interiorização da Universidade, com a chegada a Macaé e Duque de Caxias, levou mais oportunidades para a população.

“É com muito júbilo que damos posse, hoje, ao primeiro decano do Centro Multidisciplinar em Macaé. Nestes pouco mais de dez anos da UFRJ institucionalizada nos cursos de graduação e pós-graduação na cidade, já transformamos muitas vidas, e é por isso que continuaremos trabalhando”, exaltou Carvalho.