Categorias
Pelo Campus

Inscrições para a Siac 2023 começam em 25/10

Após duas edições remotas, o evento volta a ser presencial no ano que vem

Programada para acontecer entre os dias 29/5 e 2/6 de 2023, a Semana de Integração Acadêmica (Siac) tem como objetivo valorizar a educação pública, com foco na ciência, tecnologia, inovação e cultura. O evento proporciona a interação entre estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação, professores, técnicos e pesquisadores de várias instituições com toda a sociedade. A iniciativa é palco de apresentações de trabalhos acadêmicos, oferecendo palestras, minicursos e oficinas.

Organizada pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), a Siac traz apresentações distribuídas por todos os campi da UFRJ, com unidades espalhadas pelas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Macaé.  De acordo com Bárbara Tavela, superintendente de Integração e Articulação da PR-5, durante a Siac a instituição apresenta para a sociedade os resultados de suas pesquisas e projetos de extensão de todas as áreas do conhecimento. “O evento possui um forte protagonismo dos estudantes de graduação e pós-graduação, porque são eles que apresentam os trabalhos de iniciação científica, extensão, pesquisa, dentre outros desenvolvidos em nossa universidade”, conta. 

Com expectativa de crescimento, a PR-5 espera que o evento tenha mais de 6.000 trabalhos inscritos pela comunidade acadêmica e que um grande número de pessoas de fora da UFRJ se mobilize para conhecer mais sobre a Universidade. “A experiência remota do evento teve bastante êxito, mas nossa comunidade está muito feliz com o retorno do evento presencial e de poder ocupar todos os espaços novamente”, comemora. 

Para a edição de 2023, os interessados podem inscrever resumos dos trabalhos e de atividades extras entre 25/10 e 16/11/2022. O edital já está disponível e traz detalhes sobre as inscrições, as condições de participação e a emissão dos certificados. 

Para ler o edital e obter mais informações, acesse o site do evento. 

Este texto é resultado das atividades do projeto de extensão “Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania” e teve a supervisão da jornalista Carolina Correia.