Investimentos na UFRJ: algumas iniciativas para os próximos anos

Universidade divulga planos de ação para fomentar a cultura e investir na infraestrutura dos campi

Nesta quinta-feira (25/8), o Conselho Universitário da UFRJ vai discutir dois projetos diferentes que serão apresentados à comunidade acadêmica: o Espaço UFRJ e o +UFRJ. Os dois projetos vão resultar na construção e/ou conclusão de mais de 80 mil metros quadrados de edificações para salas de aulas, laboratórios, restaurantes universitários, moradia estudantil e um equipamento cultural.

O Espaço UFRJ consiste na construção de um Equipamento Cultural Multiuso (ECM) nas imediações do antigo “Canecão”, na Praia Vermelha. A UFRJ vai entregar à sociedade, em especial à cidade do Rio de Janeiro, um equipamento para abrigar espetáculos de música, dança e teatro, com capacidade para receber, no mínimo, mil e quinhentas pessoas sentadas ou mais de 4 mil na configuração show. Este será um equipamento que, ao mesmo tempo, recupera a memória afetiva da cidade com uma configuração de proximidade entre artistas e público e traz a melhor tecnologia e experiência para os usuários, com respeito ao entorno que o cerca.

O investimento no ECM vai respeitar a lei municipal de ocupação do solo, uma vez que são previstos isolamento acústico e acessos com baixo impacto no tráfego de veículos das redondezas. Como contrapartida à cessão do espaço do ECM, o programa prevê a construção, no campus da Praia Vermelha, de um restaurante universitário com capacidade para servir mais de duas mil refeições por dia e instalações acadêmicas para atender cerca de quatro mil pessoas.

O projeto +UFRJ prevê a permuta das onze unidades de sua propriedade no edifício Ventura Corporate Towers, com aproximadamente 15 mil metros quadrados, pela construção ou conclusão de pelo menos 70 mil metros quadrados em infraestruturas acadêmicas, distribuídas no campus da Cidade Universitária e no centro da cidade do Rio de Janeiro, com foco em obras inacabadas e assistência estudantil.

O Espaço UFRJ e o +UFRJ estão e continuarão sendo apresentados e discutidos nas diversas instâncias acadêmicas, em reuniões com sindicatos e entidades estudantis e em encontros com a classe artística e associações de moradores.

Fique atento aos comunicados institucionais de divulgação dos projetos!