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UFRJ e Agência Lupa firmam parceria para combater fake news e desinformação

Iniciativa prevê cursos, eventos e projetos de educação midiática abertos e gratuitos ao público

A Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Agência Lupa firmaram parceria em projeto de combate à desinformação. O acordo, que não prevê nenhum tipo de custo para as partes, pretende ampliar e fortalecer as ações extensionistas voltadas para o combate a fake news envolvendo vacinas, eleições e meio ambiente, entre outros temas. 

Com o intercâmbio, a UFRJ enviará estudos e iniciativas sobre desinformação à agência. Eles serão incluídos no repositório Achado, plataforma com lançamento previsto para este ano.

Para Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão, o acordo mostra que a Universidade está ocupando seu espaço para difusão de informações fidedignas. “Iniciativas como essa ajudam a construir redes colaborativas para enfrentar um problema tão central hoje que é a desinformação”, afirmou.

Segundo Raphael Kapa, coordenador de Educação da Lupa, a parceria com a UFRJ é estratégica. “Queremos integrar nossa expertise na atuação de checagem e educação midiática com a relevância dos projetos de extensão que a UFRJ tem em diferentes áreas do conhecimento. Afinal, a desinformação é um fenômeno que atravessa todas elas”, explicou. Só no ano passado, a agência fez mais de 500 checagens, a maioria delas ligada à pandemia e às vacinas contra a covid-19, mostrando que a proliferação de mentiras precisa ser combatida. 

A extensão

A extensão é a área da UFRJ responsável por conectar a Universidade à sociedade. Com mais de 3 mil projetos de diferentes áreas, as ações de extensão atingem um público de mais de 2 milhões de pessoas por ano, no Rio e em todo o Brasil, com pesquisas, eventos, cursos, oficinas e capacitações.