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Nove cursos de pós-graduação a caminho

Novos programas são vinculados a diversos centros da instituição

A pós-graduação da UFRJ ganhará novos programas em breve. O Conselho Universitário (Consuni) aprovou, em sessão ordinária da última quinta-feira (14/7), pareceres sobre a criação de nove cursos de pós-graduação. Dos sete novos programas propostos, todos aprovados, dois oferecerão cursos de mestrado e doutorado. Após o aceite pelo Conselho, a Universidade enviará os programas formalmente à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para a validação no Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCN). Em seguida, a UFRJ poderá ofertar os cursos.

Interdisciplinares, interunidades e inovadores, os cursos são vinculados às áreas de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Engenharia e Educação e serão conduzidos por diversos centros da Universidade. Serão oferecidos os seguintes cursos:

  • mestrado em Infância, Adolescência e Juventude;
  • mestrado em Ciências da Reabilitação;
  • mestrado profissional em Docência na Educação Básica;
  • doutorado profissional em Ensino de História;
  • mestrado profissional em Atenção à Pessoa Idosa;
  • mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas Biológicos;
  • mestrado e doutorado em Tecnologia de Bioimagem e Bioestrutura.

Vinculado ao Colégio Brasileiro de Altos Estudos (Cbae) em associação com o Centro de Filosofia e Ciência Humanas (CFCH), o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Infância, Adolescência e Juventude (PPGAIJ), na modalidade mestrado acadêmico, terá como objetivo principal “formar mestres e pesquisadores que sejam capazes de abordar, produzir conhecimento e atuar de modo interdisciplinar e crítico no campo da infância, adolescência e juventude”.

Pluridisciplinar, o PPGAIJC integrará diferentes saberes científicos necessários para criar uma visão integradora da infância, adolescência e juventude. “Estes aspectos interdisciplinares serão fundamentais para o desenvolvimento de práticas e intervenções, bem como para examinar e elaborar critérios relevantes para políticas públicas voltadas a crianças, adolescentes e jovens”, afirmou o professor Clynton Correa em seu parecer.

O corpo docente reunirá professores de diferentes unidades do CFCH, como a Escola de Serviço Social (ESS), o Instituto de Psicologia (IP) e a Faculdade de Educação (FE), e de outras unidades de dentro e fora da UFRJ, como a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). A proposta une três linhas de pesquisa: Sujeito, Cultura e Processos Sociais; Saúde e Sociedade e Políticas, Práticas e Intervenções.

Nenhuma instituição pública de ensino ou de pesquisa do estado do Rio de Janeiro oferece curso stricto sensu nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional ou Ciências da Reabilitação. Visando atender a essa demanda acumulada, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (PPGCR), na modalidade mestrado acadêmico, foi apresentado pela Faculdade de Medicina (FM), do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

A oferta desse curso de pós-graduação reforça o comprometimento da UFRJ com a sociedade, salientando diversas funções sociais. Entre elas, destaca-se a formação na área da saúde para atuação interdisciplinar, integrada, horizontal e pública no Sistema Único de Saúde (SUS) no projeto das unidades hospitalares em rede, atuando conjuntamente no Complexo Hospitalar e da Saúde da UFRJ, além de atuação no nível de atenção primária à saúde. Destaca-se também, segundo o documento, o aprofundamento do compromisso com o projeto de educação pública para o país e o prosseguimento do desenvolvimento científico-tecnológico em prol da autodeterminação e da soberania do Brasil nas áreas estratégicas. A proposta foi aprovada de maneira unânime.

Já a proposta do Programa de Pós-Graduação em Docência na Educação Básica (PPGDEB), na modalidade mestrado profissional, deriva de outro processo, por proponentes da Faculdade de Educação. Em 2017, a proposta apresentada foi apreciada pela Câmara de Avaliação e Acompanhamento de Cursos do Conselho de Ensino para Graduados (Caac/Cepg) e algumas recomendações foram feitas para a sua melhoria. Na sessão, o Programa, pleiteado pelo Departamento de Didática, da Faculdade de Educação, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), foi aprovado por unanimidade.

Atendimento às demandas da sociedade

O novo curso busca a formação continuada de professores de História voltados para a inovação na sala de aula e a reflexão acerca de questões relevantes sobre diferentes usos da informação de natureza histórica presentes contemporaneamente na sociedade. “O profissional a ser formado precisará responder aos desafios educacionais do Brasil contemporâneo, considerando os princípios fundamentais da construção da educação histórica e de suas políticas públicas”, pontua o documento.

O curso ainda possibilita uma capilarização da área de História desse nível de ensino no país, já que será oferecido em rede nacional, com 39 instituições associadas distribuídas pelas cinco regiões do Brasil. “A dimensão do ProfHistória, na sua abrangência geográfica e de docentes envolvidos, um total de 344, indicam o potencial impacto de contribuição para a formação de docentes em atuação na educação básica brasileira”, destaca o parecer.

Quanto à proposta do curso de mestrado profissional em Atenção à Pessoa Idosa, pleiteado pelos Departamentos de Terapia Ocupacional e de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina (FM/CCS), pretende-se atender a uma demanda crescente, pelo aumento da população idosa, com abordagem multidisciplinar. Com isso, pode-se envolver, futuramente, profissionais de outras áreas, como urbanismo, arquitetura ou ciências humanas, o que oferece uma perspectiva de possibilidade de crescimento e fortalecimento futuro do programa, como ressalta seu parecer. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Profissionais altamente qualificados

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Biológicos (PESB) tem como proposta formar profissionais com perfil analítico-operacional, habilitados a atuar em diferentes segmentos no campo da Engenharia baseada em Biociências, com ênfase nas áreas tecnológicas emergentes que constituem o alicerce da nova ordem industrial. Apresentada nas modalidades mestrado e doutorado acadêmicos, a proposta foi aprovada por unanimidade e pleiteada pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/CCS) e pela Escola de Química, do Centro de Tecnologia (EQ/CT).

“Combinando princípios quantitativos e físicos e integrando os avanços das Biociências, a Engenharia de Biossistemas aumentará a compreensão de como os sistemas biológicos respondem quando perturbados por agentes ambientais e variações genéticas e como se pode manipulá-los para objetivos específicos”. Com este entendimento, segue a proposta, novas tecnologias podem ser criadas para melhorar as necessidades da humanidade em energia, alimentos, medicamentos e meio ambiente. O documento destaca ainda que “as razões apresentadas para a criação do Programa podem vir a impulsionar a UFRJ a assumir protagonismo em novos nichos da Biologia Sintética”, segundo trecho do parecer aprovado na Caac/Cepg.

Também apresentado na modalidade mestrado e doutorado profissionais, o Programa Interunidades de Pós-Graduação Profissional em Tecnologia de Bioimagem e Bioestrutura (PPGP-TBB) é pleiteado em conjunto por diversas unidades. São elas o Núcleo de Biologia Estrutural e Bioimagem (Cenabio), o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), o Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM), o Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG), o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e a Faculdade de Farmácia (FF). A proposta foi aprovada de forma unânime.

O PPGP-TBB tem o objetivo de aproximar a academia do setor produtivo para a formulação conjunta de projetos tecnológicos e induzir a potencial formação de startups ou spinoffs por meio de mecanismos de estímulo ao empreendedorismo conduzidos pelo InovaCCS. Uma das estratégias centrais do programa é dar acesso a pesquisadores de instituições acadêmicas e de empresas a uma estrutura de investigação científica, produzindo pesquisas aplicadas que promovam avanços biotecnológicos.

Os proponentes justificam a existência do doutorado profissional em virtude de existir “uma demanda crescente, em nível nacional e internacional, por profissionais altamente qualificados para trabalhar na área relacionada às imagens na Biologia, Ciências Médicas e Biomédicas”.