Institucional Pelo Campus

UFRJ lança campanha para padronização de nomenclatura

Afiliação Padrão busca conscientizar sobre o uso do nome da instituição a fim de melhorar reputação acadêmica

A recente publicação do QS World University Ranking 2023, em que a UFRJ subiu 36 posições, mostra o fortalecimento da instituição mesmo em um momento de crise. No entanto, um problema aparentemente simples dificulta que o avanço seja ainda maior: o erro no uso do nome da Universidade nas publicações acadêmicas.

A fim de solucionar essa questão, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2), em parceria com a Escola de Comunicação (ECO). o Sistema de Bibliotecas e Informação (Sibi) e o escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho (GID), lançou, em 20/6, a campanha Afiliação Padrão, iniciativa que busca conscientizar os pesquisadores sobre a nomenclatura correta quando cadastrarem seus trabalhos em eventos, revistas e livros. Segundo Denise Freire, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, após levantamento, a PR-2 encontrou mais de cinco páginas de variações utilizadas por estudantes, servidores e professores, entre elas erros de digitação, siglas e nomes de institutos.

“Precisamos aumentar a visibilidade da UFRJ, e quem faz ciência e tecnologia precisa ter isso em mente. Ninguém é de uma área ou de um instituto. Todos somos da Universidade Federal do Rio de Janeiro”, afirma.

O reconhecimento de produção acadêmica está atrelado aos sistemas de avaliação existentes, dos quais a Universidade Federal do Rio de Janeiro participa. Cada sistema de submissão de artigos possui uma especificidade em termos de informações necessárias, porém todos solicitam o nome da instituição à qual o artigo está afiliado. Registrar o nome da universidade de forma padronizada facilita o reconhecimento da produção acadêmico-científica e eleva a reputação, nacional e internacionalmente, enquanto instituição de referência e prestígio.

“A utilização de variações no nosso nome oficial dificulta muito o reconhecimento pelos sistemas de avaliação existentes de todos os trabalhos de pesquisa produzidos na nossa instituição. Com menos trabalhos reconhecidos por esses sistemas, nossas avaliações nacionais e internacionais muitas vezes são prejudicadas. Por isso, o nome próprio traduzido, continuado, segmentado, entre outras formas de identificação. Somos a Universidade Federal do Rio de Janeiro e é assim que devemos nos identificar”, enfatizou a reitora, Denise de Carvalho, em vídeo apresentado durante o evento.

Elaborada em parceria com estudantes e professores da ECO, além de servidores do Sibi, a campanha será veiculada nos sites e redes sociais da instituição.

Saiba mais sobre a campanha no site da PR-2.