Professor da UFRJ é eleito para Academia Brasileira de Letras

Godofredo de Oliveira Neto ocupará vaga deixada por Cândido Mendes de Almeida

Godofredo de Oliveira Neto, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi eleito,  na quinta-feira, 9/6, para ocupar a cadeira 35 da Academia Brasileira de Letras (ABL). O novo imortal ocupará a vaga do sociólogo e advogado Cândido Mendes de Almeida, que faleceu no dia 17/2.

Ao todo, 34 acadêmicos participaram da eleição, na sede da ABL, no palácio Petit Trianon. A cadeira 35 já teve os seguintes ocupantes: Rodrigo Octavio (fundador), Rodrigo Octavio Filho, José Honório Rodrigues e Celso Ferreira da Cunha.

Natural de Blumenau (SC), Godofredo nasceu em 22/5/1951. Em 1976, formou-se em Letras pela Universidade de Paris III (França), onde também concluiu o mestrado, em 1979. É doutor em Letras pela UFRJ e graduado em Relações Internacionais pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais da Universidade de Paris II. Tem, ainda, pós-doutorado pela Universidade Georgetown, nos Estados Unidos (2012). Atualmente, é professor do Departamento de Letras Vernáculas da UFRJ e pesquisador na área de literatura brasileira com foco em modernismo brasileiro e em literatura contemporânea. Em 2011, candidatou-se ao cargo de reitor da UFRJ e chegou ao segundo turno, concorrendo com o professor Carlos Levi.

O novo membro da ABL escreveu mais de 20 obras, além de artigos publicados em jornais e periódicos do país. Romancista e contista, teve os romances Menino Oculto e Amores Exilados traduzidos para o francês e foram lançados no 35° Salão do Livro de Paris-2015. Na Bulgária, publicou o livro Ana e a Margem do Rio e ganhou, no Brasil, o selo “altamente recomendável”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Já na Universidade de Paris III – Sorbonne-Nouvelle, entre 1982 e 1984, lecionou nas cadeiras de Literatura e Cultura Brasileiras. Foi, ainda, professor visitante de Literatura Brasileira na Universidade de Veneza − Ca’ Foscari, em 2018.

Oliveira Neto foi presidente do Conselho Científico do Instituto Internacional de Língua Portuguesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). É também pesquisador associado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (Pacc/UFRJ) e membro do comitê de pesquisadores da Collection Archives, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).