Institucional Pelo Campus

Propriedade intelectual em pauta

Universidade organiza o IP Day UFRJ, evento gratuito que terá exposições de tecnologias, palestras, debates e minicursos

Vinte e seis de abril é o Dia Mundial da Propriedade Intelectual e, para marcar a data, a Universidade organiza, no dia 27/4, o IP Day UFRJ – evento que reunirá exposições de tecnologias, palestras, debates e minicursos. Tudo de graça! A programação tem a ideia de aumentar a conscientização sobre como patentes, direitos autorais e marcas, por exemplo, impactam a vida diária. O IP Day UFRJ pretende trazer a comunidade acadêmica para o debate e orientar alunos e pesquisadores sobre o tema. Neste ano, o evento colocará em evidência os jovens que criaram inovações por um futuro melhor.

IP Day acontecerá no dia 27/4 | Imagem: Parque Tecnológico da UFRJ

A programação contará, ainda, com balcões de atendimento e com a presença dos principais agentes da Propriedade Intelectual no cenário nacional. A ideia é difundir a relação que os jovens têm com a propriedade intelectual, a inovação e a criatividade.

Para Kelyane Silva, coordenadora da Agência UFRJ de Inovação, o IP Day é um evento importante para o cenário nacional e, em especial, para a UFRJ.

“A propriedade intelectual está por todo lado e, nesse dia, pretendemos aumentar a conscientização sobre a proteção de novos ativos como patentes, direitos autorais, marcas, softwares e desenhos industriais que impactam o nosso dia a dia. Além disso, esse evento visa celebrar a criatividade e a contribuição de criadores e inventores alocados na nossa Cidade Universitária e em todo o país. É uma forma de demonstrar as capacidades da UFRJ em forma de tecnologias e inovações desenvolvidas na nossa Universidade”, afirma.

O IP Day UFRJ acontecerá das 10 às 13h na Inovateca, sem necessidade de inscrição. A Reitoria estará presente na abertura do evento. Confira a programação completa aqui.

O evento é organizado pela Agência UFRJ de Inovação, pelo Parque Tecnológico da UFRJ e pelo Sistema Inova UFRJ. São parceiros do encontro: World Intellectual Property Organization (Wipo), United States Patent and Trademark Office (Uspto) e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Com informações do Parque Tecnológico da UFRJ

O quê?