Pelo Campus

Os astros na sala de aula

Observatório do Valongo oferece, de 11 a 14/4, curso de Astronomia para professores do ensino fundamental

As estrelas e os planetas costumam cativar quem se dispõe a observar seus mistérios e, além disso, podem ser uma ferramenta interessante para estimular e desenvolver habilidades de diversas disciplinas do currículo escolar. Para ajudar essa ciência a entrar na sala de aula, o Observatório do Valongo está com inscrições abertas para o curso Astronomia na Escola, voltado para professores do ensino fundamental.

Astronomia na Escola

DE 11 ATÉ 14 DE ABRIL DE 2022

DIA 11, 19h - Astronomia e STEAM como Ferramenta Motivadora de Aprendizado e Preparação para o Futuro
DIA 12, 19h - Dimensões e Distâncias no Sistema Solar (3º ao 7º ano)
DIA 13, 19h - O Bestiário do Céu - o que podemos ver no céu noturno (5º ao 8º ano)
DIA 14, 19h - Propostas de Projetos. e Parceria Virtual da Escola com Observatório dó Valongo (5º ao 9º ano)

Ambiente Virtual de Aprendizagem: Schoology

Aulas On Line: Teams
Programação do curso Astronomia na Escola

Contemplando parte do conteúdo de astronomia exigido pela nova Base Nacional Comum Curricular, a iniciativa promoverá oficinas e atividades que podem ser reproduzidas com os alunos, inclusive em ambientes virtuais de aprendizagem. A unidade também pretende estabelecer uma parceria entre o Observatório e os professores participantes para outras atividades em sala de aula.

Totalmente virtual, o curso acontecerá entre 11 e 14/4 e poderá ser acessado por docentes de todos os estados brasileiros. As inscrições começam em 4/4 e as vagas são limitadas.

Os interessados podem se inscrever aqui. Para mais informações, entre no site do Observatório do Valongo.