Passaporte Minerva: comprovante de vacinação contra covid-19 na mão

Apresentação de comprovante de ciclo vacinal completo contra a covid-19 é obrigatória para acesso a espaços da UFRJ

Para descomplicar o acesso da comunidade acadêmica aos espaços da UFRJ, a Universidade conta, agora, com mais uma opção para comprovar a imunização contra a covid-19. É o Passaporte Minerva. As aulas do primeiro semestre de 2022 começam no dia 11/4, e o comprovante de esquema vacinal completo contra a doença é necessário para ingressar nos ambientes da UFRJ.

“O Passaporte Minerva é mais uma alternativa para o acesso aos ambientes da UFRJ. Queremos estar seguros quanto à covid-19, e a necessidade de apresentar comprovação de vacinação completa representa esse esforço da Universidade pela saúde da nossa comunidade”, afirma a reitora, Denise Pires de Carvalho.

O uso do Conecte SUS, do Ministério da Saúde, permanece válido para ingressar nos espaços da UFRJ. O Passaporte Minerva está disponível, neste momento, apenas para professores e técnicos-administrativos. Alunos e terceirizados poderão utilizar a ferramenta em breve.

Para gerar o Passaporte Minerva, é necessário apresentar os comprovantes de vacinação contra a covid-19 na seção de pessoal da unidade ou no órgão onde atua. Na impossibilidade de apresentá-los, será necessário mostrar o Certificado de Isenção Temporária de Apresentação de Comprovante de Vacinação para a Covid-19, emitido pelo Centro de Triagem e Diagnóstico (CTD) da UFRJ.

Em seguida, a seção de pessoal da unidade emitirá o passaporte. Será enviado um e-mail para o endereço registrado na Intranet UFRJ com link para geração do documento.

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) produziu um guia com o passo a passo detalhado. Confira aqui.

A aplicação web foi desenvolvida pelo CCS a pedido do Gabinete da Reitora e produzida em parceria com a Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) e a Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC).