Pelo Campus

Enfim, juntos!

Universidade promoverá eventos para acolher os estudantes no retorno presencial

Depois de tanto tempo separados e com aulas a distância em decorrência da pandemia de covid-19, os estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro terão recepção especial. Serão dias de atividades voltadas para informar, promover a reflexão da importância da ciência e da educação e apresentar cada uma das unidades de ensino. No dia 4/4, a partir das 10 horas, quem realizará a aula magna é Nísia Trindade, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição que orgulha os brasileiros pelo desenvolvimento de tecnologias voltadas para a saúde pública desde 1900.

O evento será híbrido. De forma presencial, acontecerá no auditório do Centro Cultural Professor Horácio Macedo, o tradicional Roxinho, que fica na entrada do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), na Avenida Athos da Silveira Ramos, 274. Quem não puder estar por lá, poderá acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal da WebTV UFRJ no Youtube. Entretanto, todos os estudantes que participarem presencialmente receberão kits de boas-vindas. Também haverá sorteio de brindes especiais da Editora UFRJ e do Restaurante Universitário.

Membro da Academia Mundial de Ciências, a socióloga Nísia Trindade de Lima preside a Fiocruz desde 2017. Sua obra é referência nas áreas de pensamento social brasileiro, história das ciências e saúde pública. Ela lecionou e orientou gerações de alunos em todos os níveis de formação, do ensino básico ao pós-doutorado, como docente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e na Fiocruz. O tema a ser abordado na aula magna será Inovação em Saúde e Pandemia: o Papel da Ciência e Tecnologia no Sistema Único de Saúde.

Segundo a Nísia, a pandemia demonstrou a necessidade de investimentos contínuos no conhecimento e na inovação, além de uma visão de ciência e tecnologia como parte integrante do SUS. “Em termos de saúde global, é fundamental a redução da desigualdade entre países. Sem uma distribuição mais simétrica das capacidades de inovação e produção, a concentração do conhecimento e dos produtos em saúde não permitirá respostas efetivas frente a novas emergências sanitárias”, destacou.

A alta taxa de vacinação da população brasileira foi fundamental para a retomada das atividades presenciais, mesmo gradativamente. Para a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, a aula magna representará a defesa das instituições públicas de educação, ciência e tecnologia e do SUS. “Nísia Trindade é a primeira mulher a presidir a Fiocruz em 120 anos. Enfrentou a pandemia com força e determinação. A Fiocruz se reinventou e rapidamente retomou a produção nacional dos insumos necessários para a produção da vacina 100% nacional. Uma demonstração inequívoca de que o Brasil pode se tornar menos dependente de importações, pode gerar e exportar alta tecnologia, desde que haja investimento em ciência e tecnologia”, enfatizou.

O Gabinete da Reitoria, as pró-reitorias acadêmicas e o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) promoverão o evento, cuja abertura contará com a participação do tenor Saulo Laucas, cantando o Hino Nacional Brasileiro. Deficiente visual e autista, Laucas é dotado de ouvido refinado e enorme habilidade pianística. Demonstrou grande talento musical desde pequeno. Ele, que é formado em Canto Lírico pela Escola de Música (EM) da UFRJ, será acompanhado pelo grupo Sôdade Brasilis, coordenado pelo professor Sergio Álvares, também da instituição de ensino e especializado na música instrumental oriunda dos gêneros musicais, como a valsa, a polca, o tango, o maxixe, o choro, o samba e estilos afins da Belle Époque carioca (1870-1930).

Outros eventos

Já no dia 11/4, das 10 às 22h, os novos estudantes poderão saber um pouco mais sobre a Universidade assistindo ao “Conheça a UFRJ: tudo que você queria saber sobre a Universidade e ninguém te contou”, com a participação de Gisele Pires, Ivana Bentes e Roberto Vieira, pró-reitores de Graduação, Extensão e Políticas Estudantis, respectivamente, além da coordenadora do FCC, Tatiana Roque e da superintendente acadêmica de pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Ariane Roder. No encerramento do evento, haverá apresentação de grupos culturais da própria instituição.