Em artigo no Globo, Reitoria firma compromissos com o Rio para um novo Canecão

Novo centro cultural terá o maior palco do Rio de Janeiro. Mural pintado por Ziraldo passará por restauração

A reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, e o vice-reitor, Carlos Frederico Rocha, assinaram um artigo no jornal O Globo, na última sexta-feira, 25/2, em que estabelecem compromissos com o Rio de Janeiro para um novo centro cultural onde estava localizado o antigo Canecão.

“Queremos entregar a melhor sala musical do estado”, afirmam a reitora Denise Pires de Carvalho e o vice-reitor Carlos Frederico Rocha | Foto: Fábio Caffé (Coordcom/UFRJ)

Em Parceria por um novo Canecão, eles destacam que o novo equipamento cultural terá o maior palco do Rio, apto a receber espetáculos de música e dramaturgia, com capacidade para até 1.500 espectadores. Para isso, pontuam que será preciso firmar uma parceria com a iniciativa privada. A reitora e o vice-reitor também anunciaram que o mural pintado por Ziraldo passará por uma restauração e poderá ganhar exposição em praça pública para não ficar restrito aos usuários do centro cultural.

Leia na íntegra:

Parceria por um novo Canecão

Em janeiro, o prefeito Eduardo Paes promulgou a lei que possibilita a construção de um equipamento cultural no campus Praia Vermelha da UFRJ, onde estava localizado o antigo Canecão. A lei espelha a vontade da atual reitoria de devolver à cidade sua tão sonhada casa de espetáculos. Assim, após o auxílio prestado pela prefeitura e pela Câmara Municipal, que permitiram a legalização do terreno para sediar um centro cultural naquela área, estamos preparados para firmar compromissos adicionais com a sociedade.

Queremos entregar a melhor sala musical do estado, com capacidade para até 1.500 espectadores. Será o maior palco do Rio de Janeiro, apto a receber espetáculos de música popular, música clássica, ópera, musicais e teatro. O projeto propõe um espaço com as melhores técnicas acústicas disponíveis, segurança com padrões internacionais e instalações confortáveis. Temos o compromisso de realizar estudos de impacto ambiental e de vizinhança para que a nova casa não traga os problemas antes enfrentados pelo entorno.

Pretendemos preservar o mural pintado pelo multiartista Ziraldo, completamente restaurado, e que poderá ganhar exposição em praça pública, não ficando restrito, portanto, aos usuários do equipamento cultural. A ideia é protagonizar um espaço de interação com o público e com a cidade.

O centro cultural também deverá prover estrutura para a UFRJ no desempenho de nossas atividades. Assim, está planejada uma área para exposições científicas, culturais e artísticas da universidade, além de um teatro (sala de ensaios), de menor porte, que também estará à nossa inteira disposição.

Não se pode, contudo, esperar o uso de verbas da universidade nesse empreendimento. Nossos recursos devem ser integralmente destinados às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Esperamos, portanto, contar com a iniciativa privada para a viabilização da construção desse novo espaço cultural carioca. Estamos confiantes em que teremos o interesse e a colaboração de empresas e cidadãos fluminenses.

A gestão de um espaço dessa complexidade é cara e exige uma flexibilidade considerável. Uma autarquia pública carece dos mecanismos de gestão necessários para operar, manter e prover esse tipo complexo de serviços para o adequado funcionamento da sala de espetáculos. Assim, a UFRJ pretende estabelecer um sistema de gestão e governança pós-inauguração em parceria com a iniciativa privada.

Neste momento de grandes ataques à ciência, à cultura e às artes, em que profissionais da música e artistas de maneira geral passam por um abandono inédito, sem contar as dificuldades trazidas pela pandemia de Covid-19, é crucial a união de esforços para que possamos retomar o crescimento e o fortalecimento de nossa cidade. A UFRJ convida a cidade, o poder público e a classe artística para uma reunião de esforços rumo à retomada científica, artística e cultural da nossa cidade e do Estado do Rio de Janeiro.