Institucional Saúde

Testagem de covid-19 para alunos do CAp-UFRJ

Iniciativa foi possível graças à parceria entre o colégio e o recém-criado Núcleo de Enfrentamento e Estudos em Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes da UFRJ

No seu primeiro ano de criação, o Núcleo de Enfrentamento e Estudos em Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (Needier Carlos Chagas) estabeleceu parceria com o Colégio de Aplicação (CAp-UFRJ), em suas unidades Lagoa e Cidade Universitária. Para o início das aulas presenciais do ano letivo de 2022 no CAp, um dos colégios mais tradicionais do país, a iniciativa é bem-vinda.

“A parceria visa à realização de testagem, desenvolvimento de atividades lúdicas de biossegurança, atividades pedagógicas sobre assuntos ligados à pandemia e estímulo à vacinação”, afirma Terezinha Castiñeiras, pesquisadora que dirige o Needier Carlos Chagas.

O programa figura como um segmento do projeto de extensão denominado Acolhimento, Triagem e Aconselhamento de Profissionais da Saúde, Serviços Essenciais e seus Contatos em Tempos de Covid-19. Ele pretende oferecer retaguarda a profissionais, alunos e familiares no retorno das aulas presenciais no contexto da pandemia.

Para a retomada das aulas presenciais, o colégio elaborou um planejamento das atividades didáticas. Segundo a professora Maria de Fátima Galvão, diretora do CAp-UFRJ, é imprescindível que as medidas de proteção da saúde dos estudantes e trabalhadores sejam mantidas.

“Para tomada de decisões, foram considerados os documentos oficiais elaborados pelos Grupos de Trabalho da UFRJ, os dados epidemiológicos da cidade do Rio de Janeiro das duas últimas semanas e a Nota Técnica de esclarecimento do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre o fluxo do calendário escolar no ano de 2022. As ações foram planejadas para o atual momento da pandemia e podem ser reorganizadas em função de novos cenários”, afirma Galvão.

No dia 14/2, iniciaram-se as atividades no CAp sede Cidade Universitária, com  testagem e orientação de alunos, profissionais e responsáveis, sob organização do Needier. Com a coleta de amostras respiratórias, pretende-se identificar precocemente casos de infecção pelo SARS-CoV-2 e, assim, tomar as medidas pertinentes para conter a disseminação da covid-19.

O CAp-UFRJ iniciou as aulas de 2022, plenamente presenciais, de forma escalonada. No dia 7/2, foi a vez dos estudantes do ensino médio. Já no dia 9/2, os discentes do 5º ano do ensino fundamental. No dia seguinte, os do 4º. Em 14/2, o Infantil 2, 3, 4 e 5 iniciaram as aulas junto com o 3º ano do ensino fundamental, além do 6º, 7º, 8º e 9º anos. Por fim, no dia 21/2, foi a vez de os estudantes do 1º e 2º anos do ensino fundamental voltarem para as salas de aula.