Categorias
Institucional Pelo Campus

Projetos para manutenção de acervo são selecionados pela Faperj

Dezoito iniciativas de diversos setores buscam preservar e atualizar memória da instituição

Bibliotecas e outros espaços de acervo são essenciais para a construção do conhecimento e a preservação da memória institucional. A fim de auxiliar na renovação e melhoria desses recursos, dezoito projetos da UFRJ foram selecionados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) para o Programa de Apoio à Atualização e Manutenção de Acervos nas Instituições de Ensino Superior e Pesquisa. 

Entre os beneficiados estão a Biblioteca Integrada Lucio Costa (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), a Biblioteca Professor João Ferreira da Silva Filho (Instituto de Psiquiatria), o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), o Espaço Anísio Teixeira (Centro de Filosofia e Ciências Humanas) e a Faculdade de Medicina (FM), além de um projeto para desenvolvimento do acervo de livros eletrônicos da Universidade. 

Segundo Paula Mello, coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação (Sibi), os recursos do edital permitirão a atualização dos acervos, com a aquisição de novos livros, e a preparação do material já disponível para acesso do público.

“À medida que se pode atualizar os acervos, a graduação e a pós-graduação se beneficiam com mais exemplares e títulos novos muito relevantes para estudo e pesquisa. Os projetos que solicitaram higienização dos acervos poderão finalmente disponibilizar para as equipes das bibliotecas e seus usuários um acesso à uma coleção saudável”, afirma. 

As melhorias também se estenderão aos espaços físicos, com reforma e restauração de salas, instalação e manutenção dos aparelhos de ar-condicionado e aquisição de mobiliário adequado, tornando os ambientes mais agradáveis para os estudantes, funcionários e comunidade externa. Os livros eletrônicos, também contemplados no edital,  serão adquiridos para acesso perpétuo de toda a comunidade universitária. 

A implementação das ações deve acontecer em até um ano após a liberação dos recursos – de até 250 mil reais –, a depender da aprovação dos itens solicitados em cada projeto. Mello explica que cada biblioteca será responsável pelo acompanhamento das atividades de acordo com os termos propostos no edital. 

A bibliotecária comemora a iniciativa da Faperj de ajudar as bibliotecas universitárias do Rio de Janeiro que são prejudicadas pela queda dos repasses financeiros pelo governo.

“Nosso acervo está sem desenvolvimento, reposição e atualização por falta de recursos orçamentários. Há projetos mas não há recursos, o que nos leva a destacar aqui a importância desses editais para acervos”, conclui. 

Conheça todos os projetos da UFRJ e de outras universidades contemplados pela Faperj.