Pelo Campus

Conhecendo a UFRJ apresenta a Universidade à sociedade

Serão três dias de troca e aprendizado em um ambiente virtual

O Conhecendo a UFRJ é um evento que anualmente abre as portas da Universidade e apresenta seus cursos e oportunidades a toda a sociedade. Estudantes e educadores, em especial os do Ensino Médio, são os públicos principais. A edição 2021 acontece de 30/11 a 2/12 em formato virtual.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o fim do evento (2/12) para interessados com idade mínima de 16 anos. Esses jovens e adultos têm no Conhecendo uma oportunidade para tirar dúvidas sobre suas áreas de interesse, entender o funcionamento da Universidade, ou simplesmente descobrir e despertar uma aptidão que nem sabiam que existia.

A última edição no formato presencial (2019) reuniu mais de 4,7 mil estudantes de escolas públicas e privadas no campus do Fundão. Já a programação 2021 acontece, pela primeira vez, em um ambiente virtual imersivo e inclui mesas temáticas, palestras e estandes virtuais, apresentando 64 cursos de graduação e 25 setores da UFRJ, como o Parque Tecnológico e o Museu Nacional.

Estudantes da UFRJ mediam mesas e palestras

As mesas temáticas são mediadas por estudantes da própria UFRJ, que recebem representantes de diferentes setores para falar de assuntos como Internacionalização e Intercâmbio; Ensino, Pesquisa e Extensão; Assistência Estudantil; além da importância dos setores na ponta da inovação tecnológica, a exemplo do Parque Tecnológico, incubadoras de empresas, empresas juniores e agências de inovação. Todas as mesas e palestras contam com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Estandes virtuais

Nos estandes virtuais (salas de videoconferência), o público poderá interagir com gestores, docentes e técnicos-administrativos que atuam em setores institucionais estratégicos, como o Fórum de Ciência e Cultura, o Complexo de Formação de Professores e a Diretoria de Acessibilidade.

Página na Plataforma de Apoio a Eventos (PAE)

O Conhecendo a UFRJ 2021 marca a estreia da Plataforma de Apoio a Eventos (PAE), desenvolvida pela Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC/UFRJ). A partir de uma página eletrônica, é possível acessar informações sobre os cursos de graduação e o mercado de trabalho das respectivas carreiras.

Conhecendo a UFRJ 2021

Data: de 30/11 a 2/12

Local: bit.ly/Entrada-Conhecendo-a-UFRJ

Inscrições: bit.ly/Entrada-Conhecendo-a-UFRJ