Institucional Sociedade

UFRJ na estrada

Podcast da semana fala sobre os impactos nacionais da pesquisa e da extensão feitas na Universidade

O trabalho da UFRJ tem impacto nacional e nós podemos provar. O Conexão n° 52 traz exemplos de projetos que investigam a realidade e devolvem o conhecimento para os mais diversos territórios. O Núcleo de Apoio à Produção Cultural (Naprocult), projeto de extensão liderado por trabalhadores da Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), é uma dessas ações: já prestou consultoria a mais de mil profissionais da cultura em 100 bairros da cidade do Rio de Janeiro, 36 municípios fluminenses e 17 estados da federação.

Outro exemplo é o Estudo Nacional de Alimentação Nutricional e Infantil (Enani), realizado por diversas entidades e coordenado pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), da UFRJ. A pesquisa – considerada a mais completa dos últimos 15 anos – coletou dados em 12 mil domicílios das cinco regiões do país e avaliou a segurança alimentar de 14,5 mil crianças com menos de 5 anos de idade.

Uma das constatações do Enani foi em relação aos índices de anemia, reduzidos à metade entre 2006 e 2019. Ainda assim, quase 50% das famílias brasileiras convivem com algum grau de insegurança alimentar. E o número cresce entre famílias pretas, pardas e de baixa renda. Ou seja, as desigualdades sociais continuam atuando como marcadores da desnutrição – o que é preocupante, no contexto atual de crise sanitária e econômica.

Nesta edição, ouça também: Ronda Maré de Notícias conta a história de três comunicadores que circulam pelas festas da favela e entrevistam a juventude; para a sua agenda, a dica é um seminário realizado pela Faculdade de Medicina (FM), que vai discutir as relações entre degradação ambiental e doenças infecciosas.

O podcast Conexão UFRJ é produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom), em parceria com a Rádio UFRJ. O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 10h e às 15h, no site da Rádio e está também nas principais plataformas da internet: Spreaker Podcast Player, Apple Podcasts, Spotify, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer, Podcast Addict, Podchaser, JioSaavn. Para acompanhar o último episódio, clique no player ou escute no seu tocador preferido.

Realização: Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) da UFRJ
Produção, roteiro e edição jornalística: Patrícia da Veiga