Quais as próximas etapas da elaboração do Plano Diretor UFRJ 2030?

Entenda como participar desta nova fase do Plano e os desafios para a Universidade

Após a realização do evento Escutas Plurais, o desenvolvimento do Plano Diretor UFRJ 2030 (PD 2030) entrou em uma nova fase do planejamento. Depois de saber o que é o Plano Diretor 2030 e o que muda com ele, chegou o momento de conhecer as próximas etapas da elaboração do documento.

O Plano Diretor 2030 é o instrumento que todo o corpo social da instituição e a sociedade ao seu redor possuem para edificar o futuro da UFRJ, sem abrir mão do passado e gerindo com eficiência o presente.

Quais as próximas etapas a serem realizadas no planejamento do Plano Diretor 2030?

Para o processo de elaboração do Plano Diretor, foram definidas previamente cinco fases:

1. estruturação do processo;
  2. análise e síntese da situação atual dos campi da UFRJ;
  3. diretrizes e estratégias para os campi da UFRJ;
  4. elaboração do Plano Diretor;
  5. implementação, monitoramento e revisão.

Está prevista, para os próximos dias, a última apresentação do diagnóstico construído pelos seis grupos temáticos na fase de análise e síntese:

1. Diretrizes e Parâmetros Urbanos e Arquitetônicos;
  2. Meio Ambiente, Áreas Verdes e Infraestrutura Urbana;
  3. Mobilidade e Transporte;
  4. Patrimônio e Cultura;
  5. Segurança;
  6. Recursos Financeiros, Cessões, Legislação e VivaUFRJ.

A proposta é que, a partir do diagnóstico provido pelos grupos temáticos, sejam traçadas diretrizes e estratégias para os campi da UFRJ. Tais diretrizes já vêm sendo discutidas no âmbito do comitê do Plano Diretor, designado pelo Gabinete da Reitoria, à medida que as apresentações de diagnóstico ocorrem.

A intenção é que o caderno preliminar do PD 2030, com a consolidação das diretrizes, seja finalizado ainda no ano de 2021. Após debate das diretrizes com a comunidade da UFRJ e externa à Universidade, o Plano Diretor será escrito com previsão de conclusão para março de 2022, prazo para que o Comitê conclua a redação do documento antes de submetê-lo ao Conselho Universitário (Consuni), instância máxima instituição.

Mais detalhes sobre as fases podem ser lidos na página Metodologia do PD 2030.

Como a sociedade pode participar desta nova fase do PD 2030?

A comunidade interna e externa à UFRJ será chamada a participar novamente das discussões após a elaboração do caderno de diretrizes. Até lá, toda a comunidade pode enviar contribuições (sugestões, dúvidas, elogios ou críticas) para a construção do Plano por meio dos e-mails disponíveis na página Participe, no site do PD 2030.

É importante frisar que, para garantir uma construção coletiva do Plano, o Comitê do PD 2030, por meio da Comissão de Comunicação, realizou apresentações e consultas, além de promover eventos, como mesa-redonda na Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (Jictac) 2020; consulta aos gestores da UFRJ, por meio de formulário, para apresentar diagnóstico das instâncias que compõem a UFRJ; consulta pública à comunidade interna e externa à UFRJ, por meio de formulários; audiência, por meio do evento Escutas Plurais; apresentações em conselhos superiores da UFRJ e em plenária de decanos e diretores.

As apresentações estão disponíveis no menu Vídeos e Imagens no site do PD 2030.

Quais os desafios desta nova fase do PD 2030?

Segundo o professor Walter Suemitsu, coordenador do comitê técnico do Plano Diretor, os desafios atuais são, primeiramente, desenvolver um plano que seja realista, tendo em vista a conjuntura política e econômica atual e dos próximos anos. “Precisamos manter e qualificar a Universidade que nós já temos”, disse o professor.

Walter Suemitsu é coordenador do comitê técnico do PD 2030 | Foto: Coppe/UFRJ

Para Suemitsu, o segundo desafio é mobilizar a comunidade interna para respeitar corretamente o Plano Diretor, colaborando para implantá-lo. O documento é um instrumento de construção e implementação coletiva. Por isso, a participação de estudantes, professores e servidores de todos os campi é essencial. A sua implementação e a adesão às diretrizes estabelecidas dependem diretamente da utilização bem sucedida das ferramentas de participação e transparência.

Qual a previsão de finalização do PD 2030?

No final de outubro, o cronograma de trabalho do comitê do Plano Diretor 2030 foi atualizado e a previsão atual é concluir tudo em abril de 2022, após a sua aprovação no Consuni.

Uma vez que o documento seja aprovado, será iniciada a fase de implementação, monitoramento e revisão, identificada como fase 5 no processo de elaboração, com término em 2030.

Mais informações sobre o Plano Diretor podem ser encontradas no site planodiretor.ufrj.br.

Participe deste momento essencial para o futuro da UFRJ!

*Por João Victor Campos, sob supervisão da Comissão de Comunicação do Plano Diretor UFRJ 2030.