Sociedade

Por uma ciência engajada e cidadã

Podcast da semana convida para a I Jornada Científica Favelades Universitáries. Ainda dá tempo de se inscrever!

Tem início nesta terça-feira (16/11) e segue até sábado (20/11) a I Jornada Científica Favelades Universitáries. Escrito em linguagem inclusiva, o título do evento já indica seu propósito: promover debates a partir do conhecimento produzido nas e com as periferias do Rio de Janeiro. Que caminhos levam a favela à universidade e a universidade à favela? Como é possível, desde os territórios, transformar a sociedade e a ciência? São questões que atravessam o encontro, destaque do Conexão UFRJ n° 54.

Assumindo como princípios o interesse social e o bem viver, a Jornada conta com apresentação de trabalhos acadêmicos, minicursos, oficinas e conferências. Participam do evento moradores desses territórios que atuam como investigadores ou que colaboram com projetos de ensino, pesquisa e extensão. Além deles, estarão presentes acadêmicos de outras localidades que constroem cotidianamente uma pesquisa compartilhada e cidadã. O evento é organizado por movimentos sociais e instituições vinculadas ao Fórum Favela Universidade (que você encontra no Instagram e no Facebook).

Na edição da semana, confira também: Coletivo Autista da UFRJ compartilha formulário de pesquisa para conhecer estudantes de graduação com Transtorno do Espectro Autista (TEA); Comissão da Memória e da Verdade da UFRJ lança websérie Incontáveis, sobre a ditadura militar; Faperj tem editais abertos para apoiar publicações acadêmicas. Na Ronda Maré de Notícias, uma viagem literária que começa nos trens, passa por uma biblioteca comunitária e termina nos palcos da vida.

O podcast Conexão UFRJ é produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom), em parceria com a Rádio UFRJ. O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 10h e às 15h, no site da Rádio e está também nas principais plataformas da internet: Spreaker Podcast Player, Apple Podcasts, Spotify, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer, Podcast Addict, Podchaser, JioSaavn. Para acompanhar o último episódio, clique no player ou escute no seu tocador preferido.

Realização: Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) da UFRJ
Produção, roteiro e edição jornalística: Patrícia da Veiga