Categorias
Tecnologias

Brincando de cientista

Pesquisadores da UFRJ desenvolvem jogo de tabuleiro voltado para o processo de descoberta de novos fármacos

Para mimetizar o processo de descoberta e desenvolvimento de medicamentos dentro de uma indústria farmacêutica, pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) e do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) desenvolveram o jogo de tabuleiro Screener. Com ele, é possível compreender todo o processo de introdução de um novo fármaco no mercado, desde a validação de um alvo até o registro do novo medicamento junto às autoridades. O material pode ser baixado e impresso gratuitamente no site do projeto.  

O objetivo do jogo é propiciar um aprendizado lúdico e interativo sobre o longo e custoso processo que leva à comercialização de novos medicamentos, com ênfase nas diferentes etapas da fase de descoberta e desenvolvimento pré-clínico. 

Criado pelos pesquisadores do Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação (Ludes) da Coppe, o Screener pode ser jogado de forma individual, como autoaprendizagem, ou com a ajuda de um monitor para auxiliar seis jogadores ou equipes. O professor do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da Coppe Geraldo Xexéo, coordenador do Ludes, explica que os participantes devem executar 29 tarefas, organizadas em sete etapas, que constituem as fases de descoberta e desenvolvimento de fármacos, dentro do quadro regulatório. As tarefas são categorizadas, também, em quatro grandes áreas, no caso Eficácia, Segurança, Farmacocinética e Farmacotécnica. 

“No final, esperamos que os jogadores tenham aprendido ou aperfeiçoado seus conhecimentos, tanto em relação aos aspectos práticos do processo quanto à terminologia empregada nesta área multidisciplinar”, diz Xexéo.

O conteúdo científico incorporado ao Screener foi estruturado pelo professor François Noël, do Programa de Pós-graduação em Farmacologia e Química Medicinal, do ICB. Criado inicialmente para ser usado em disciplinas da pós-graduação em áreas de farmacologia e química medicinal/farmacêutica e testado em uma cadeira ministrada por Noël, o jogo também pode ser interessante para outros grupos, entre eles, profissionais da indústria e alunos de graduação que se interessam pela área.  

Jogo pode ser baixado gratuitamente para impressão | Foto: Screener

Como jogar

No início do jogo, cada participante recebe uma carta de poder, assim como notas de dinheiro para comprar as cartas de tarefas e pagar multas por eventuais reveses. “No decorrer da partida, além de ir passando pelas etapas do processo, há circunstâncias nas quais o jogador tem que pegar uma carta, a qual pode ser favorável, que é a carta de bônus; desfavorável, a carta de revés; ou simplesmente neutra. Todas as cartas apresentam um código QR que permite acesso a textos explicativos, e as palavras destacadas são termos técnicos cuja descrição é acessível por toque na tela do celular ou no glossário do livro que acompanha o jogo”, explica Geraldo Xexéo. O design do material foi elaborado com cuidado, levando em conta a representatividade na Ciência. A concepção gráfica e artística foi realizada pela aluna de Iniciação Científica Aimêe Mothé, da Escola de Belas Artes (EBA).

A reitora da UFRJ, professora Denise Carvalho, destaca, no prefácio do livro, que “o projeto tem excelente organização e agregou, com muito sucesso e de maneira multidisciplinar, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação de quatro centros da UFRJ: Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Letras e Artes (CLA), Centro de Tecnologia (CT) e Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). 

Itens dos jogos fazem referência a personalidades da área | Foto: Screener

Carvalho ressalta a extrema relevância da iniciativa, especialmente para o nosso país, que ainda está muito atrasado na área de desenvolvimento de fármacos. “No caso do Screener, todos os participantes são ganhadores, não há perdedores reais, porque a aquisição de conhecimento que está prevista durante o jogo terá sempre alto valor educativo.”

O lançamento oficial do Screener, cuja produção contou com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi realizado no dia 17/11, durante o congresso anual da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE).

Conheça o Screener e baixe o material para começar a jogar!