Categorias
Institucional

UFRJ cria site para facilitar gestão de espaços no retorno presencial

Espaço Seguro UFRJ faz avaliação das condições dos espaços físicos da Universidade quanto ao risco de contágio da covid-19

No retorno às atividades presenciais da Universidade, os responsáveis por espaços acadêmicos ou administrativos poderão contar com o apoio do site Espaço Seguro UFRJ, que já está no ar. Iniciativa de um grupo multidisciplinar formado por técnicos-administrativos e professores de diferentes unidades, a plataforma possibilita a classificação dos espaços da instituição no que se refere ao risco de contágio do novo coronavírus. A aplicação web é de grande impacto e foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com apoio da Agência UFRJ de Inovação.

“Neste momento de planejamento para o retorno seguro às atividades presenciais, precisamos estar muito bem preparados para enfrentar os desafios orçamentários e garantir a segurança do corpo social da UFRJ. O Espaço Seguro UFRJ nos proporciona a possibilidade de planejamento dos espaços com facilidade e segurança”, afirma Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ.

Espaços precisarão estar seguros para receber comunidade universitária | Foto: Marco Fernandes (Panorama UFRJ)

Os dados coletados pelo Espaço Seguro UFRJ permitirão, ainda, a implementação de estratégias de biossegurança para o retorno gradativo das atividades presenciais na Universidade e o monitoramento das condições de risco, auxiliando as instâncias superiores na tomada de decisão para a garantia da realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão com segurança.

“O Espaço Seguro UFRJ permite calcular o número de ocupantes por espaço, como também classifica o risco e a exposição à covid-19, possibilitando aos gestores identificarem os equipamentos de proteção individuais adequados. O site emite cartaz com a classificação do ambiente. Outros cartazes para uso em contexto de pandemia estão disponíveis no site coronavirus.ufrj.br e foram customizados pela Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) a partir dos materiais do Guia de Biossegurança da instituição”, afirma Maria de Fátima Bruno de Faria, integrante da equipe e superintendente de Planejamento Institucional, da Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR-3).

A ferramenta é composta por três módulos: 

  1. formulário de registro de espaço;
  2. etiqueta identificadora;  
  3. e layouts virtuais.

A equipe lembra que as unidades devem afixar cartazes indicativos do número máximo de ocupantes e do risco na porta de cada ambiente, seja sala de aula, seja outro local de trabalho, conforme a Lei nº 13.979 e o Guia de Ações de Biossegurança.

Estão habilitados a registrar espaços os servidores da UFRJ, designados pela direção da unidade ou chefia do órgão, com e-mail sob domínio institucional. A equipe disponibilizou vídeos de apoio para uso da plataforma e um manual básico para consulta. Nos materiais, há o passo a passo para a utilização da plataforma.

Playlist no Youtube foi montada para auxiliar os gestores

O uso do site Espaço Seguro UFRJ é opcional. Os gestores das unidades poderão optar por delegar a avaliação dos espaços à comissão de biossegurança local, entrando em contato com a Divisão de Vigilância em Saúde e Segurança do Trabalhador (DVSST) pelo e-mail biosseguranca.ufrj@pr4.ufrj.br.

As unidades podem enviar dúvidas sobre o uso da ferramenta para o e-mail pospandemiaufrj@pr3.ufrj.br. De acordo com o grupo criador da plataforma, é importante que o cadastro seja realizado após consulta aos materiais de apoio, para que não haja classificações de espaços que não correspondam à realidade.

Quem fez

A plataforma foi concebida e desenvolvida por Bernardo Freitas Paulo da Costa (Instituto de Matemática), Bianca Ortiz da Silva (campus Duque de Caxias, Centro de Ciências da Saúde), Maria de Fátima Bruno de Faria (PR-3), Marta Veronica Araujo Ferreira de Alencar (Escritório Técnico da Universidade), Nelson Oliveira Santos (PR-3) e Thiago Rodrigues Meyer (Centro de Ciências da Saúde).