CAp-UFRJ de volta ao ensino presencial

Retorno às atividades presenciais do Colégio de Aplicação da UFRJ é de forma gradual, com rodízio e manutenção das atividades remotas

Depois da diminuição de casos de covid-19 e do aumento da cobertura vacinal na cidade do Rio, o Colégio de Aplicação (CAp-UFRJ), um dos mais tradicionais do país, retornou ao ensino presencial nesta quarta-feira, 13/10. A retomada é gradual com rodízio e ensino híbrido. Mas há quem se engane ao pensar que o Colégio esteve parado durante a pandemia. Entre as diversas iniciativas do CAp-UFRJ durante a covid-19, podemos citar a criação do site CAp-UFRJ na Quarentena (em funcionamento desde 20/4) como forma de conectar a comunidade escolar durante o período de distanciamento social. Em complementação, foram criados, também, dois canais institucionais para que o Colégio pudesse divulgar e realizar algumas das ações pedagógicas: um canal no YouTube, com mais de 100 vídeos, e uma conta no Instagram, com mais de 300 publicações.

Retorno será com atenção

As atividades presenciais nas unidades Fundão (Educação Infantil) e Lagoa (Ensino Fundamental e Médio) serão avaliadas toda semana com base nos índices epidemiológicos divulgados pelo Grupo de Trabalho (GT) Multidisciplinar da UFRJ para Enfrentamento da Covid-19. As classes podem ter as aulas suspensas se houver mais de um caso de covid-19 entre os estudantes e/ou trabalhadores.

Em nota, a direção do Colégio destaca que é direito da família a opção pelo modelo híbrido ou a continuidade apenas no modelo remoto. Os responsáveis devem manifestar a opção pelo retorno presencial ou não por meio do preenchimento deste formulário. Ainda segundo a direção do CAp-UFRJ, os responsáveis que optarem pelo retorno dos filhos ao ensino presencial deverão assinar uma declaração que deverá ser trazida pelo estudante no primeiro dia de aula de sua turma.

A direção do Colégio salienta que é importante a leitura do Plano de Retorno Gradual às Atividades Presenciais de 2021 do CAp-UFRJ, documento que explicita as condições para o retorno seguro, os protocolos de retorno, o planejamento das atividades, bem como os horários das aulas.

Acompanhamento pelos responsáveis é crucial

De acordo com a direção do CAp-UFRJ, os responsáveis também são protagonistas nesta volta.

“O retorno às atividades presenciais no ambiente escolar, ainda que de forma gradual, deverá ser acompanhado de forma atenta pelos responsáveis na orientação e implementação dos cuidados com a saúde, tanto individual quanto coletiva”, destaca.

Uso de máscaras é obrigatório a partir dos três anos de idade durante todo o período de permanência na escola e no deslocamento de ida e volta | Foto: Moisés Pimentel (Coordcom/UFRJ)

Seis orientações gerais serão observadas:

1. não será permitida a frequência de estudantes que apresentem qualquer sintoma comum da covid-19;
  2. o uso dos bebedouros será exclusivo para enchimento de copos e garrafas. Os estudantes deverão trazer de casa garrafa ou copo, que não poderão ser partilhados;
  3. o uso de máscaras é obrigatório a partir dos três anos de idade durante todo o período de permanência na escola e no deslocamento de ida e volta;
  4. os estudantes deverão trazer máscara limpa para a troca após o lanche;
  5. os estudantes deverão trazer o seu lanche, até que a Universidade normalize o fornecimento da alimentação;
  6. não será permitido compartilhamento de materiais e outros objetos pessoais entre os estudantes.

Nas duas primeiras semanas o uso da camisa do uniforme pelos estudantes será flexibilizado.

Em caso de sintomas comuns da covid-19 (febre igual ou superior a 37,8ºC, tosse seca, cansaço, falta de ar, dor de garganta, coriza, cefaleia, perda olfativa e/ou de paladar, diarreia), será preciso afastamento social. Além disso, a direção do Colégio comunicará a suspeita de contágio aos responsáveis. O CAp-UFRJ também encaminhará o estudante, por meio de documento padrão, para a testagem no Centro de Triagem e Diagnóstico para Covid-19 (CTD-Covid-19) e avaliação de outras medidas cabíveis para a detecção de quem teve contato com ele.

“Estamos comprometidos com o retorno presencial em segurança, sem perder de vista o acolhimento, o cuidado, o afeto e a aprendizagem. Acreditamos que este retorno será um momento especial para todos nós”, finaliza a direção do CAp-UFRJ.