Sociedade Tecnologias

Ciência que resolve

No podcast da semana, UFRJvac e outras pesquisas que impactam a sociedade

No episódio n° 42, o Conexão faz um recorte do universo científico e traz resultados de investigações em curso. Um relatório de 150 páginas sobre a UFRJvac, por exemplo, revela que, até o momento, a vacina da Universidade contra o coronavírus é capaz de produzir anticorpos de forma intensa. Os testes clínicos em humanos devem começar em novembro.

Outro destaque da edição vem do Laboratório de Processamento de Matérias-Primas Vegetais, da Escola de Química. Estudos têm avaliado a viabilidade do tucumã, palmeira 100% amazônica e produzida de forma sustentável, em substituição à palma, oriunda da Ásia. Quem explica é Maria Fernanda dos Santos Mota, doutoranda em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, que investiga as propriedades do óleo extraído do fruto do tucumã.

Você confere ainda: Grupo de Trabalho Multidisciplinar de Enfrentamento ao Coronavírus da UFRJ alerta para o crescimento das infecções pela variante Delta no estado; meteorito Campinorte, que acabou de chegar ao Museu de Geodiversidade, servirá como base para estudos sobre o Sistema Solar; Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano Regional (Ippur) realiza lives sobre indústria e água em seu canal no YouTube; na Ronda Maré de Notícias, informações sobre o maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro.

O podcast Conexão UFRJ é produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom), em parceria com a Rádio UFRJ. O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 10h e às 15h, no site da Rádio e está também nas principais plataformas da internet: Spreaker Podcast Player, Apple Podcasts, Spotify, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer, Podcast Addict, Podchaser, JioSaavn. Para acompanhar o último episódio, clique no player ou escute no seu tocador preferido.

Realização: Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) da UFRJ
Produção: Carolina Correia, Patrícia da Veiga, Sidney Coutinho e Victor França