Saúde Sociedade

Um passo à frente, dois para trás

Quando o assunto é o enfrentamento da pandemia, em que avançamos e em que estamos vulneráveis? Para saber, ouça o podcast do Conexão UFRJ desta semana.

No diagnóstico da COVID-19, um avanço: a UFRJ desenvolveu testagem rápida e acessível, com custo final de R$ 30,00. O desafio, agora, é fazer a pesquisa chegar ao Sistema Único de Saúde (SUS). Na edição n° 38 do podcast Conexão UFRJ, Fabiana Ávila Carneiro, pesquisadora do campus Duque de Caxias, fala sobre a invenção.

Na imunização, um recuo: outro trabalho da UFRJ, realizado pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc), constata que a evasão tem sido grande entre os grupos prioritários. Cerca de 15% dos idosos não retornaram para tomar a segunda dose, e o país só alcançará a cobertura vacinal quando imunizar 90% da população.

Mais um passo atrás: investigação também do Iesc aborda o conceito de “mortes em excesso” e revela que, no primeiro ano da pandemia, quase a metade das vidas perdidas poderia ter sido poupada. A sobrecarga do SUS é uma das causas indiretas desses óbitos. O tema foi discutido no Festival do Conhecimento.

O jornal Maré de Notícias, vizinho da Cidade Universitária, é parceiro do Conexão UFRJ e, toda semana, faz uma ronda com as principais notícias do bairro. Neste episódio, um dos destaques é a vacinação em massa que ocorre no maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro, entre os dias 29/7 e 1°/8. A iniciativa é da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com os movimentos sociais.

O podcast Conexão UFRJ é produzido desde outubro de 2020 pela Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom), em parceria com a Rádio UFRJ. O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 10h e às 15h, no site da Rádio e está também nas principais plataformas da internet: Spreaker Podcast Player, Apple Podcasts, Spotify, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer, Podcast Addict, Podchaser, JioSaavn. Para acompanhar o último episódio, clique no player ou escute no seu tocador preferido.

Listen to “Um passo à frente, dois para trás” on Spreaker.

Realização: Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) da UFRJ
Produção: Patrícia da Veiga, Victor França e Carolina Correia